9 grandes clássicos da literatura que foram escritos por mulheres
Contigo!
Ao longo dos séculos, grandes obras foram publicadas na literatura e eternizadas como clássicos na história. E você sabia que muitos deles foram escritos por mulheres? Neste Dia Internacional das Mulheres, celebre a literatura feminina através de 9 grandes obras da autoria de mulheres que se tornaram grandes clássicos e sobreviveram a ação do tempo.
Confira nossa lista:
1. Jane Eyre: https://amzn.to/3JrYcNq
Publicado em uma época onde mulheres eram negadas a ter acesso à literatura, "Jane Eyre" foi escrito por Charlotte Brontë sob o pseudônimo masculino Currer Bell. O livro é carregado de críticas sociais e conta a história da personagem que dá nome à obra, Jane Eyre, que desde pequena vagava entre casas e famílias até encontrar um lugar para pertencer.
2. O morro dos ventos uivantes: https://amzn.to/3LqteGT
Irmã de Charlotte Brontë, Emily Brontë também seguiu os passos de sua irmã na mesma época. É assim que "O morror dos ventos uivantes" conheceu o mundo. Publicado pelo pseudônimo de Ellis Bell, ele conta sobre Catherine Earnshaw e seu irmão adotivo Heathcliff, que sempre tiveram um laço muito forte de paixão. Mas quando ela se casa com outro homem por convenções sociais, as consequências são irreparáveis para todos a sua volta.
3. Orgulho e preconceito: https://amzn.to/3Zz8EYL
Um dos livros mais conhecidos de Jane Austen, "Orgulho e preconceito" teve um grande impacto na cultura mundial. Com personagens memoráveis e enredo cativante, ele nos apresenta a Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy, que embora tenham desafeto um pelo outro, eles vivem para mostrar que a primeira impressão nem sempre devem ser definitivas.
4. O sol é para todos: https://amzn.to/3T8pQlB
Ganhador do prêmio Pulitzer de 1961 e grande inspiração para o filme homônimo que ganhou o Oscar em 1962, "O sol é para todos" foi escrito por Harper Lee e conta uma história ambientada no Sul dos Estados Unidos da década de 30, uma região que era envenenada pelo preconceito racial. Ele explora a desigualdade pelos olhos de uma menina questionadora cujo pai é advogado local, que arrisca tudo para defender um homem negro acusado injustamente de ter cometido um crime terrível.
5. E não sobrou nenhum: https://amzn.to/3msXt5i
Não há sombra de dúvidas de que Agatha Christie é a Rainha do Crime. Respeitada na literatura, muitos de seus livros foram um grande sucesso, sendo que "E não sobrou nenhum" é um de seus títulos mais famosos. O romance é construído na ilha do Soldado, onde os convidados do milionário mr. Owen começam a ser confrontadas por uma voz misteriosa sobre fatos marcantes de seu passado.
6. Frankenstein: https://amzn.to/3Yxm32n
O doutor Victor Frankenstein e sua criação são icônicos na literatura de terror. Mas você sabia que eles foram criados por uma mulher? Escrito por Mary Shelley, Frankenstein é um marco no terror e no romance gótico, onde narra sobre a criação do doutor, que enquanto ele estuda uma maneira de gerar vida artificialmente, acaba dando vida a um monstro.
7. Mulherzinhas: https://amzn.to/3YunxdD
Escrito por Louisa May Alcott, Mulherzinhas é tão famoso na literatura internacional que foi inspiração para vários filmes que também se tornaram clássicos do cinema. Ele conta sobre as aventuras das irmãs March, que passam por dores, desilusões amorosas, perdas e muitos aprendizados.
8. A cor púrpura: https://amzn.to/3L9j9O9
Vencedora do prêmio Pulitzer, a obra "A cor púrpura" é um clássico absoluto da literatura, sendo considerado um dos títulos mais importantes da história. Ele conta sobre Celie, uma jovem negra e pobre, que escreve cartas para Deus e para sua irmã - que é missionária na África - para narrar todas as suas experiências de vida.
9. Mrs. Dalloway: https://amzn.to/3YzDbEK
Virginia Wolff é até hoje considerada uma das autoras mais importantes da literatura. "Mrs. Dalloway", sua obra mais famosa, narra um único dia na vida de Clarissa Dalloway, que está pelas ruas de Londres para organizar uma festa em sua casa na mesma noite. Ele é um daqueles livros que devem ser lidos pelo menos uma vez na vida, principalmente por ser pioneiro na exploração do inconsciente humano por meio do fluxo de consciência.
Desativar verificaçãoSugestões Premium
Desativar verificaçãoSugestões Premium
Desativar verificaçãoSugestões Premium
Desativar verificaçãoSugestões Premium
Desativar verificaçãoSugestões Premium
Desativar verificaçãoSugestões Premium
Desativar verificaçãoSugestões Premium
Desativar verificaçãoSugestões Premium
Desativar verificaçãoSugestões Premium