Anestesia geral para fazer tatuagem virou moda? Saiba dos riscos
Contigo!
Na última segunda-feira (28), MC Daniel se submeteu a uma anestesia geral para fazer uma tatuagem que durou 7 horas, uma prática que tem ganhado destaque entre famosos, principalmente no meio do funk. Além de MC Daniel, artistas como Cabelinho e MC Pedrinho também aderiram à tendência, gerando debates nas redes sociais sobre os possíveis riscos desse procedimento.
O que especialistas dizem?
Embora esteja se popularizando, o uso de anestesia geral para tatuagens não é recomendado por especialistas. Esse tipo de anestesia é normalmente reservado para grandes cirurgias, em que há a necessidade de controlar a dor e a consciência do paciente. Quando aplicada em situações como tatuagens, a anestesia geral é considerada excessiva e pode acarretar riscos graves, incluindo complicações respiratórias, reações alérgicas e problemas cardiovasculares.
Quais os riscos?
Em resposta à revista Quem, a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) reforçou que "não recomenda o uso de qualquer tipo de anestesia para tatuagem". A SBA também destacou que, conforme as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM), a administração de anestesia deve ser realizada por, no mínimo, dois médicos: um anestesiologista e outro profissional responsável pelo procedimento cirúrgico ou diagnóstico, o que não se aplica no caso de tatuagens.
Enquanto alguns famosos adotam essa prática, os médicos ressaltam que opções menos invasivas, como anestésicos locais ou cremes anestésicos, são mais seguras para quem deseja minimizar a dor da tatuagem, sem expor o corpo a riscos desnecessários.
A popularização desse método levanta um alerta importante: até que ponto vale a pena seguir tendências que podem colocar a saúde em risco?
MC DANIEL MOSTRA RESULTADO DE TATUAGEM DE 7 HORAS
MC Daniel mostra os resultados de suas novas tatuagens nas costas nesta terça-feira (29), após se submeter a anestesia geral para o procedimento. Ele compartilhou em seus Stories momentos antes de adormecer devido à anestesia, e os tatuadores publicaram fotos do trabalho durante o dia.
Na segunda-feira (28), o funkeiro explicou que a tatuagem teria uma duração considerável. Em seus stories, ele apareceu na clínica com uma touca e pijama, acompanhado dos anestesistas, dizendo: "Até daqui 7 horas, família".