Ansiedade e pânico: Renata Kuerten e outras famosas desabafam sobre dificuldades no puerpério
Contigo!
A modelo Renata Kuerten revelou em entrevista recente ao programa Sensacional, da Rede TV, que sofreu com inúmeras dificuldades biológicas e psicológicas no período do puerpério, logo após o parto da filha, Lorena.
Nas primeiras semanas após o parto, ela teve crises de ansiedade, que levaram ao pânico. A catarinense contou que o que fez com que ela ficasse ansiosa foi a baixa produção de leite por parte do seu organismo. “A Lorena veio pra casa, a primeira semana foi ótima, a segunda semana foi ótima também. Não sei o motivo, no segundo mês, meu leite parou e eu achava que era porque estava muito cansada, comecei a tomar remédio para estimular (a produção de leite), passei a comer mais, tomava água, chá, suco. E aí passei a ter crise de ansiedade que estimulou a crise de pânico”, dividiu.
Os sintomas de crise de ansiedade e pânico descritos por ela são bem mais comuns do que se pensa na fase. Recentemente, várias famosas têm falado sobre isso e alertado para a necessidade do apoio à mulher durante e depois da gravidez. Veja alguns relatos.
Mari Bridi
A influenciadora Mari Bridi, mãe de Aurora e Valentim e ex-esposa do ator Rafael Cardoso, não poupou palavras ao falar das dificuldades do puerpério e da forma como a mulher é tratada no período em entrevista recente a um videocast: “Quem fica ferrada no pós-parto é a mulher. O puerpério é muito horroroso. Eu não vejo esse acolhimento”.
Ela também revelou que sofreu com julgamentos da sua aparência física, mesmo estando em um período em que o corpo está voltando às condições pré-gestação: “Eu sou baixinha e quando tive a Aurora, minha primeira filha, meu corpo mudou completamente. Ela nasceu com 4 quilos. Na época eu era casada, as pessoas questionavam: ‘Como você é casada com um galã de novela e está assim?’. Eu estava no puerpério e ouvia coisas assim”.
Emanuelle Araújo
A atriz e cantora Emanuelle Araújo, que foi mãe aos 16 anos, também não usou suavizações para descrever o período pós-parto. “A dificuldade que é a bomba hormonal de você parir”. Mãe ainda na adolescência, a baiana compartilhou que sofreu bullying de colegas na escola: “Isso tudo te sensibiliza, foi uma fase difícil”.
A ex-Banda Eva se amparou na conexão com a filha: “Para mim, teve uma coisa que acho que foi do meu destino, mesmo. Eu criei uma conexão muito forte com a Bruna. Isso me deu uma força tremenda”.
Letícia Colin
A atriz Letícia Colin, que é mãe de Uri, de 3 anos, também falou sobre as dificuldades com a saúde mental: “Os pensamentos na cabeça podem ser terríveis. No puerpério, são tenebrosos". Ela também destacou o fator do cansaço e a importância da rede de apoio: "O cansaço é a parte mais dura. Dormir pouco é muito cruel. E a falta de apoio que a nossa sociedade tem, tanto com a mulher grávida quanto com a mulher em puerpério, quanto com esse companheiro ou companheira, porque aqui a gente ainda não fala sobre essa licença-paternidade, como lá fora, em alguns países. A mulher não pode criar esse filho sozinha”.
Viih Tube
A influenciadora Viih Tube, que deu à luz em abril, tem sido bastante honesta com os seguidores nas redes sociais ao mostrar as dificuldades no puerpério. A mãe de Lua di Felice mostrou as mudanças que sofreu no corpo tanto durante a gravidez como no pós-parto. Além disso, ela também revelou ter tido dificuldades com a amamentação.
RELEMBRE O PARTO
A apresentadora Renata Kuerten deixou a maternidade com a filha recém-nascida nesta sexta-feira (30).
Na companhia do marido, Beto Senna, e dos pais, Nilton e Lorena, que também deu o nome à bebê, nascida na última terça-feira (27). Protegida do frio, a pequena chamou atenção com o rostinho à mostra ao lado da família.
Atualmente apresentando o Esquadrão da Moda, Renata se tornou mãe pela primeira vez aos 34 anos de idade em uma situação no mínimo curiosa: ela estava fazendo um ultrassom quando entrou em trabalho de parto.