Antes da morte, Walewska planejou gravidez e cogitou adotar criança
Contigo!
Nesta semana, o vôlei feminino do Brasil perdeu uma grande estrela: Walewska Oliveira. Ela faleceu aos 43 anos após, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública, cair do 17º andar. De acordo com o boletim publicado pela Globo, há investigação sobre hipótese de suicídio. A ocorrência foi oficialmente registrada pelo 78º Distrito Policial, no bairro dos Jardins, zona oeste da cidade de São Paulo.
Antes do falecimento, Walewska havia dito em entrevista ao site Dibradoras que tinha o sonho de ser mãe. A conversa aconteceu em 2022, quando ela revelou que planejou uma gravidez ao lado do então marido Ricardo Mendes. Porém, ao colocar a situação na ponta do lápis, a jogadora percebeu que não conseguiria se dedicar por inteiro à gestação.
“Eu cheguei até a programar com a minha ginecologista, quatro anos atrás, para tirar o DIU e começar a fazer essa mudança para tentar engravidar. Mas depois eu sentei com o meu marido e disse: ‘gente, que estranho, né? Eu vou sair de uma vida de muita dedicação e eu vou passar pra outra vida de muita dedicação 100%. Eu acho que preciso de um tempo pra mim agora. Eu preciso viver o meu tempo agora’", disse ela na época.
Segundo Wal, o companheiro compreendeu seus motivos: "E nessa conversa, acho que ele entendeu perfeitamente. Então, eu não sei se hoje, eu abriria mão da minha liberdade, de ter tempo, de programar as minhas coisas pra mim, pra minha família, para o meu marido, e ter que, de novo, me dedicar 100%”.
E ela ainda chegou a falar em adoção: “Porque eu sou 100%. Não vou ter filho pra me dedicar 30%, 40%. Não me peça isso. E foi assim, com muita naturalidade, acho que foi outra decisão muito acertada da minha vida. Às vezes algumas pessoas falam: ‘Mas e se você se arrepender daqui uns anos?’. Gente, tem tanta criança linda precisando de uma casa, de amor, de um lar, é isso que eu vou fazer.”
“Decidi sem ressentimentos e estou muito contente com a decisão que tomei. Porque eu acho que não é uma decisão fácil pra mulher. Hoje eu tenho 42 anos, então, a coisa vai ficando cada vez mais difícil. Tive a indicação da minha médica pra congelar os óvulos, mas tinha pouco tempo de férias, então eu falei: ‘Não quero perder as minhas férias, (talvez ganhar, a gente fala perder porque eu ia perder o meu tempo), mas eu não quis. Nem isso eu quis fazer, então, é uma coisa super bem resolvida, tô super em paz com isso”.
Siga a Contigo! no Instagram.
O QUE SE SABE SOBRE A MORTE DE WALEWSKA?
O mundo do esporte está perplexo com a morte da ex-jogadora de vôlei Walewska. Campeã com a Seleção Brasileira dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, ela morreu em São Paulo aos 43 anos.
Walewska Moreira de Oliveira tinha 43 anos e estava lançando uma autobiografia. Até o momento, as circunstâncias da morte da atleta ainda são desconhecidas. A família pediu respeito e que boatos não sejam espalhados neste momento.
O que se sabe é que uma ocorrência foi registrada por volta das 18h no prédio em que ela morava, na região central de São Paulo. Policiais foram chamados ao local e constataram a morte da atleta.