Antes do falecimento, Léa Garcia estava confirmada em trabalho na Globo
Contigo!
A atriz Léa Garcia, de 90 anos, faleceu nesta terça-feira (15) horas antes de receber uma homenagem no Festival de Gramado. Trabalhando ativamente, a estrela estava prestes a estrear em um remake da TV Globo, a novela Renascer.
Pois é, antes da morte, Léa Garcia estava confirmada para interpretar o mesmo papel que pertenceu à Chica Xavier na primeira versão da trama, em 1993. A personagem é a empregada doméstica do protagonista José Inocêncio, que será interpretado por Marcos Palmeira no remake.
Léa Garcia é considerada uma das mais icônicas atrizes da história do Brasil. Tem em seu currículo um feito raro: a indicação ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes em 1957 por sua atuação no longa Orfeu Negro, considerado um dos melhores filmes de todos os tempos.
Entre outros papeis marcantes, a atriz estrelou a histórica montagem de Orfeu da Conceição (1956) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e o longa Filhas do Vento, pelo qual ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Gramado em 2003.
Sempre presente em novelas da Globo, o último trabalho da atriz foi em Sol Nascente (2017). Ela ainda atuaria nos seriados Arcanjo Renegado e Mister Brau. Ela era uma referência para atores e atrizes negros, já que foi uma das que conseguiram romper o racismo nas produções dramatúrgicas.
TRISTEZA
Na manhã desta terça-feira (15), a atriz Laura Cardoso apareceu nas redes sociais para se despedir da amiga e também atriz Léa Garcia, que morreu inesperadamente aos 90 anos. As duas estavam curtindo os últimos dias juntinhas em Gramado, no Rio Grande do Sul, onde seriam homenageadas no tradicional Festival de Cinema.
Sem acreditar na partida da artista, a veterana da TV Globo compartilhou o último registro em que aparece ao lado da companheira, em uma sala de cinema, feito no último domingo (13). Laura Cardoso deu detalhes dos últimos momentos com Léa Garcia e fez uma emocionante homenagem.
Siga a Contigo! no Instagram.