Ataque, reações e muita revolta: entenda a polêmica envolvendo Cássia Kis
Contigo!
Cássia Kis deu o que falar após fazer uma declaração polêmica durante uma live com Leda Nagle e causou uma grande repercussão nas redes sociais. Inclusive, alguns artistas se pronunciaram após o comentário homofóbico.
Entenda tudo o que aconteceu:
Comentário homofóbico
No ar em Travessia, atual novela das nove, a veterana condenou o uso de métodos contraceptivos e criticou a formação de uma família entre pessoas do mesmo sexo, durante uma live nas redes sociais.
"Não existe mais homem e mulher, mas mulher com mulher e homem com homem, e homem com homem não dá filho, nem mulher com mulher. Como a gente vai fazer?", disse a intérprete de Cidália, em conversa com a mãe de Duda Nagle.
Reação dos artistas
Após a declaração e Cássia, Xuxa Meneghel não ficou quieta, rebateu os comentários da atriz e mostrou sua indignação com a fala homofóbica.
"Que decepção! Enquanto existir mundo, haverá filhos para serem adotados, pois numa relação de homem e mulher nem sempre uma gravidez é desejada", começou ela.
"E tenha certeza de que pais adotivos [não importa o gênero] serão o amor que esta criança precisará para se tornar uma pessoa no mínimo amada, sem preconceitos, sem discriminação [coisa que muita gente, neste momento, não tem]", completou a apresentadora.
Quem também se mostrou bastante incomodada com o comentário de Cássia Kis foi sua colega de elenco, Giovanna Antonelli. "Meu Deus", escreveu a artista, acrescentando um emoji de uma cara espantada.
Processo contra Cássia Kis
A declaração chegou até na Justiça. Isso porque Márcia Verçosa de Sá Mercury, filha de Malu e Daniela Mercury, abriu uma ação criminal no Ministério Público contra a atriz por LGBTfobia
Bacharel em direito e pós graduanda em direito digital, a herdeira da cantora de axé afirma que as palavras discriminatórias da artista foram um ataque à sua família, bem como a todas as pessoas e famílias LGBTQIAP+, e espera que a lei seja cumprida.
Em nota enviada à imprensa, ela lamentou: “Fiquei estarrecida ao ver as declarações homofóbicas da atriz Cássia Kiss, a quem eu respeitava como representante da arte brasileira, sempre presente no nosso cotidiano, entrando na nossa casa através das inúmeras novelas que fez durante a carreira, inclusive estando no ar diariamente atualmente na Rede Globo".
Márcia continuou o desabafo dizendo ter se sentindo profundamente ofendida com as palavras da atriz, já que é fruto de um longo casamento entre duas mulheres. "Uma mulher com a visibilidade dela não pode se sentir no direito de atacar a minha família durante uma entrevista. Ao ver a gravação em que ela ataca famílias como a minha, chorei. Ela fala que as pessoas LGBTQIAP+ destroem as famílias. Com que direito ela pode falar isso se a minha família foi justamente construída a partir de uma união homoafetiva?", indagou.
“Hipocrisia”
Na noite desta quinta-feira (27), Xuxa Meneghel voltou a detonar Cássia Kis nas redes sociais após ver uma foto antiga da atriz global beijando outra mulher.
A publicação, republicada pela rainha dos baixinhos, é de Lúcia Veríssimo, que fez questão de exibir a foto em rede pública. "Não era novela, não era filme... Ou seja, é hipocrisia mesmo... Continuo com a palavra DECEPÇÃO!", escreveu a mãe de Sasha, compartilhando a foto.
Vai rolar demissão?
A repercussão do comentário homofóbico chegou até nos bastidores de Travessia…
Um grupo de atores do elenco teria se reunido e ido até a direção da Vênus Platinada para pedir o afastamento imediato da artista. Sem se identificar, eles teriam reforçado a necessidade de uma consequência às falas homofóbicas da veterana.
A postura de Cássia Kis soou ainda pior porque a atriz Lucy Alves, protagonista da novela, acabou de se assumir publicamente como bissexual - para o elenco, a declaração foi um ataque direto à intérprete de Brisa.