Autor de Fuzuê revela inspiração em caça ao tesouro real no Rio: "Lendas"
Contigo!
A nova novela das sete da Globo, Fuzuê, promete envolver o público com uma história cheia de aventura, romance e humor. Mas você sabia que a trama é baseada em um fato real? O autor Gustavo Reiz contou, em coletiva de imprensa, que se inspirou em uma lendária caça ao tesouro que aconteceu no centro do Rio de Janeiro.
A origem da Fuzuê
Reiz explicou que a ideia da novela surgiu a partir do cenário escolhido: o centro histórico da capital fluminense. “Antes de escrever a história, eu pensei na Fuzuê em si. Achei que seria muito interessante situar no centro do RJ, muita gente passa, muitas histórias se situam ali”, disse ele.
Para se ambientar melhor, o novelista fez uma pesquisa de campo e visitou as ruas e os prédios da região. Foi assim que ele descobriu a existência de uma caça ao tesouro real, que envolveu os jesuítas no século XVIII. “Existem livros e lendas, dos jesuítas que deixaram tesouro”, revelou o autor.
A influência de outros autores
Reiz não foi o primeiro a se interessar pela história do tesouro escondido pelos jesuítas. Ele citou outros escritores que já mencionaram o assunto em suas obras, como Lima Barreto e Machado de Assis. “Isso é muito atraente. É claro que esse tesouro tem que estar embaixo dessa loja e aí claro, a gente vai criando as histórias. O fuzuê foi a primeira coisa que apareceu”, afirmou ele.
A estreia da novela
Fuzuê tem estreia prevista para 14 de agosto, substituindo Vai na Fé. A novela conta a história de Luna (Giovana Cordeiro), uma jovem sonhadora que faz de tudo para encontrar a mãe desaparecida. No elenco, estão ainda nomes como Lilia Cabral, Edson Celulari, Marina Ruy Barbosa e Nicolas Prattes.
Não perca nenhuma notícia dos famosos: siga a Contigo! no Instagram.