Campeão do BBB 9, Max Porto recorda passagem pelo reality: 'Preciso contar essa história'
Contigo!
Há 15 anos, o artista plástico Max Porto (45) se tornava o campeão da 9ª edição do BBB. Agora, uma década e meia depois, ele se prepara para o lançamento do primeiro livro da trilogia que contará sua passagem e relação com o reality global.
"Eu preciso contar essa história", começa o campeão do BBB, em entrevista à Contigo!. "Nesses 15 anos, fui abordado por muitas pessoas querendo saber como foi essa jornada até a vitória [do BBB]. Sempre tive o maior prazer em conversar com as pessoas, e o livro já era um desejo antigo de compartilhar. Eu queria sanar essas dúvidas, que são gerais."
Porto conta que começou a trabalhar no livro há três anos, após um encontro com o professor de língua portuguesa Jader, que trouxe a proposta para explorar o reality e contar sua história pessoal. Para não criar um "novo Senhor dos Anéis", o artista decidiu separar a obra em três livros.
Leia também: Globo planeja tratamento VIP para brother após BBB 24
O primeiro contará a sua infância até a entrada no BBB, a segunda abodará sua experiência na casa mais vigiada do país e, por fim, a terceira falará sobre o pós do programa —que trará temas sensíveis e ainda está sendo pensado em como ser feito.
"Determinamos que com essa divisão em três partes ficaria mais fácil a leitura e conseguiríamos datar", explica. "Eu não sou adepto dessa coisa rasa e apelativa das polêmicas, sou um cara mais denso e profundo. Quero contar essas histórias sensíveis de uma maneira bonita. Quero contar essa história da melhor maneira que eu puder."
Para além do livro, que deve ser lançado neste semestre, o artista também toca outros dois projetos: Reality Maximizado, uma mentoria para interessados em participar do BBB, e os Minimins, suas esculturas criadas com base em caricaturas, que faz desde 2003.
Porto diz que aborda bastante de sua veia artística em seu primeiro livro, e adianta um pouco sobre sua trajetória como artista autodidata. Ele conta começou com a massinha de modelar na infância, passou pelo biscuit na adolescência e, agora, se prepara para a impressão 3D.