CHOCANTE! Baleia engole e solta jovem que estava em caiaque
Contigo!

Dentre as histórias que marcaram 2025, o caso de Adrián Simancas foi uma das mais surreais. O jovem chileno de 23 anos viveu o que poucos seres humanos na história podem relatar: ele esteve dentro da boca de uma baleia jubarte e saiu ileso.
Em fevereiro, Adrián e seu pai navegavam pelas águas gélidas da Terra do Fogo, próximo a Punta Arenas. Eles utilizavam packrafts, caiaques infláveis leves, para uma travessia que começou na baía El Aguila. O plano era chegar à Ilha de Nassau, mas o oceano tinha outros planos.
Enquanto remavam, a superfície do mar se rompeu de forma violenta. Uma baleia jubarte, em meio a um movimento de alimentação, emergiu verticalmente, abocanhando o caiaque e o jovem.
“Primeiro senti que estava sendo jogado para trás e, como o tempo havia piorado, começou a chover um pouco mais cedo e havia ondas mais fortes. Pensei que talvez fosse uma onda, mas quando continuei sentindo isso, em menos de um segundo, senti aquele impacto tão forte que soube que não poderia ser uma onda, porque parecia um tsunami ou algo estranho”, disse.
E completou: “Eu me virei e senti como se algo estivesse roçando meu rosto, é como uma cor entre azul e branco e vejo que está vindo de cima e de ambos os lados e está me afundando. Pensei que tinha sido comido por alguma coisa, porque tínhamos conversado um pouco antes que também poderia haver orcas naquela área e que elas são mais agressivas”.
Sob a orientação do pai, que pedia calma para evitar o pânico, o jovem se agarrou à estrutura inflável e nadou em sua direção. Após conseguir subir na embarcação do pai, eles amarraram os dois caiaques para que Adrián fosse rebocado até a costa.
Por fim, o jovem confessou que o seu maior medo era uma investida mais agressiva da baleia: se o pai também fosse derrubado, as chances de ambos alcançarem a terra firme com vida seriam mínimas.
Leia mais: TRAGÉDIA! Avião de ex-piloto da Nascar cai durante pouso e deixa mortos
Veja o vídeo
Ver essa foto no Instagram
