Home
Entretenimento
De Xuxa a Blogueirinha: Famosos se mobilizam contra Jojo Todynho após boicote a gays
Entretenimento

De Xuxa a Blogueirinha: Famosos se mobilizam contra Jojo Todynho após boicote a gays

publisherLogo
Contigo!
24/10/2024 13h39
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16380091/original/open-uri20241024-55-1y4d87q?1729777533
©Reprodução/Instagram e Spotify
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nos últimos meses, Jojo Todynho conseguiu perder seu prestígio e relevância artística diante de tantas polêmicas não só com seus seguidores, mas entre as celebridades. A cantora declarou apoio a Alexandre Ramagem (PL), candidato à prefeitura do Rio de Janeiro e posou ao lado da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro. O posicionamento político da funkeira, que ia contra todas suas declarações anteriores, gerou uma série de críticas e questionamentos, principalmente com seu boicote à comunidade LGBTQIAPN+. A situação fugiu tanto do controle que até mesmo os famosos se mobilizaram contra ela.

BLOGUEIRINHA

Durante o programa De Frente com Blogueirinha, a responsável pela atração comentou sobre a decisão de Jojo Todynho de retirar a música "Arrasou Viado", que se tornou um hino de apoio à comunidade LGBTAIP+, das plataformas digitais. "Eu fiquei chocada que 'Arrasou Viado' vai sair de todas as plataformas digitais, era uma canção que eu escutava todos os dias", disparou ela, em tom de deboche.

Em outro momento, em conversa com Fernanda Bande nos bastidores do Rock in Rio, transmitidos pelo Multishow, a apresentadora disse ter convidado Jojo no passado para participar de seu talk show, mas que hoje não a quer mais em seu programa por conta de seus posicionamentos controversos.

Para quem não se lembra, a funkeira destacou que a canção foi criada em um contexto que não lhe representa mais. "Todo mundo me abraçou e eu sou muito grata a isso. Aí surgiu a ideia: ‘Poxa, vamos fazer uma música em agradecimento ao movimento LGBTQIAP+’. E eu na hora: ‘Vamos embora'. Lançamos Arrasou, Viado. E eu, com a bandeira na mão do movimento, pedi respeito, porque todos nós merecemos respeito, seja qual for a classe social, seja qualquer escolha que a gente faz da nossa vida. Ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas respeitar é um dever de todos. É por isso que segunda-feira eu vou pedir suspensão, vou pedir para tirar do YouTube o clipe de Arrasou, Viado e tirar das plataformas digitais", explicou em seus Stories do Instagram.

CARIÚCHA

A grande inimiga de Jojo Todynho também não ficou calada diante de todos os posicionamentos. Cariúcha publicou um vídeo em suas redes sociais que seus fãs interpretaram como uma indireta para a funkeira.

Em um vídeo, ela apareceu dançando a música No Funk Ninguém Dança Mais do Que as Bichas. Na legenda, ainda colocou mais uma mensagem: "Essa é uma homenagem da Cariúcha para todas as bichas do meu Brasil". Na publicação, a ex-participante de A Fazenda 15 recebeu apoio de diversas pessoas, incluindo até mesmo Gominho, que deixou um coração concordando com ela.

ERIKA HILTON

Após declarar voto a favor de Alexandre Ramagem em sua candidatura como Prefeito do Rio de Janeiro, Jojo Todynho recebeu uma enxurrada de críticas nas redes sociais. Entre os comentários, o de Erika Hilton chamou a atenção dos internautas: "Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor".

Ciente da repercussão negativa, Jojo Todynho abriu uma live em seu Instagram para rebater os comentários, inclusive o da deputada federal. "Como você quer me chamar de opressora se quer oprimir a minha opinião? (...) Você, como uma mulher trans e negra, não tem respeito? Mas você gosta de cobrar respeito. Porque você é a primeira a fazer o discurso: 'Não tolerarei'. Então, eu tenho que tolerar? Eu também não tolerarei!", declarou.

Em entrevista ao De Frente com Blogueirinha, Erika Hilton explicou os motivos para ter chamado Jojo Todynho de traidora. "Eu compartilhei uma publicação sobre ela, chamei ela de traidora que é o que ela é. Porque assim: tem trans de direita, negro de direita, indígena de direita, tem tudo de direita. E faz parte do processo democrática, faz parte da democracia. Não é porque ela é uma mulher, negra, gorda, vinda da periferia que ela não pode ser de direita. Não é sobre isso", disse.

"Mas, sabe qual a diferença dela para todas essas pessoas que eu citei agora? É que nenhuma delas usaram a agenda e a pauta das pessoas LGBT, dos seus direitos, para fazer trampolim para chegar até lá", acrescentou. "E você acha que a Jojo fez de trampolim?", questionou a apresentadora. "Ela saiu de 'Que tiro foi esse, viado?'. Para: 'Vamo se aliar em quer dar tiro em viado", concluiu a deputada federal.

TUCA ANDRADA

Após Jojo Todynho ficar de fora do São Paulo Fashion Week ao ser desconvidada para participar de um desfile de uma marca, Tuca Andrada fez uma provocação em seu perfil nas redes sociais. "Se eu disser que sinto um 'gostinho' por isso, em quanto tempo vão começar a me chamar de racista e misógino?", questionou.

A campeã de A Fazenda 12 foi vetada de sua participação no evento. Jojo Todynho desfilaria para a Meninos Rei, mas foi informada que não deveria sequer comparecer à passarela. A marca, conhecida por celebrar a cultura afro-brasileira e muito querida pelo público LGBTQIAPN+, desistiu de manter a parceria após uma sequência de falas polêmicas.

XUXA MENEGHEL

Um dos últimos casos envolve Xuxa Meneghel. A Rainha dos Baixinhos respondeu uma publicação feita por Marcio Rolim, em que ele acusou Jojo Todynho de usar a comunidade LGBTQIAP+ para ganhar visibilidade. "Nossa … decepção tem nome. Sinto muito, Marcio", escreveu. O problema é que a funkeira não gostou nada da crítica e usou seus Stories do Instagram para atacá-la.

 "Dando uma pausa no meu almoço aqui. Eu não tinha tomado conhecimento que a senhora Xuxa andou por aí falando sobre a minha pessoa. Eu queria que ela me respondesse por que eu sou desnecessária? Mas eu também já escrevi lá no WhatsApp dela, porque eu tenho o número dela, e se ela me acha desnecessária, eu acho... Vocês entenderam o que eu acho, né?", questionou.

"Porque assim, eu acho que então o necessário é quem cuspiu na cara dela. Porque eu sempre a respeitei. Sempre tive muito respeito. Gravei o Mion, fiquei do lado dela, ri, conversei. Eu sempre tive muito respeito. A Xuxa sempre foi o sonho de todos que viveu do outro lado da moeda, porque ela é privilegiada. E eu como uma fã sempre ovacionei. Mas que decepção. Aliás, muita gente se decepcionou", admitiu.

Em outra gravação, Jojo Todynho aproveitou sua visibilidade na rede social para enviar um recado direto para Xuxa Meneghel: "Então Xuxa, eu digo diretamente para você e para todas as outras pessoas que estão tomando partido de um lado sem entender o outro, que se eu tive alguma atitude, alguma coisa me fizeram. E também não fale de mim que você não calçou meus chinelos de prego. Você é privilegiada. Você não passou pelo que eu passei. Você comeu angu frito? Você viveu sem ter o que comer um dia? Claro que não. Você é branca, né? Ah, para mim, meu amor, é 200 pesos, 500 medidas. Eu sobrevivi sozinha. Lutei sozinha. E eu não vou deixar ninguém, muito menos você, pode ser rainha que for, porque para mim rei é Deus, me desrespeitar. Pois eu não desrespeito ninguém. Eu nunca vim para o meu Instagram, fui para Twitter, ou dei entrevista falando mal de ninguém. Então não fale de mim, porque você não tem moral. Nem você, nem ninguém".

Leia também: Cariúcha estreia no SPFW e expõe descontentamento com ausência de Jojo Todynho: 'Não me sinto feliz'

*Texto de Júlia Wasko
Júlia Wasko é estudante de Jornalismo e apaixonada por notícias, entretenimento e comunicação. Siga Júlia Wasko no Instagram: @juwasko

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também