Influenciador Maumau é preso após investigação sobre jogos ilegais e posse de arma
Contigo!

Nesta quinta-feira (07/08), o influenciador Maurício Martins Júnior, mais conhecido como Maumau, foi preso após a polícia civil localizar uma arma calibre 38 em sua casa. O criador de conteúdo já estava sendo investigado pela Operação Desfortuna, que investiga esquema ilegal de jogos de azar. Além dele, outros influenciadores como Bia Miranda e DJ Buarque estão envolvidos na ação.
Quem é Maumau?
Com uma grande base de fãs nas redes sociais, somando mais de 3,4 milhões de seguidores no Instagram, Maumau foi detido após os agentes encontrarem com ele uma arma de fogo cuja numeração havia sido modificada. A posse desse tipo de armamento é crime previsto em lei e pode resultar em pena de prisão de três a seis anos, além de multa. O delito é considerado grave e não permite pagamento de fiança.
Maumau ficou conhecido jogando FreeFire, clássico jogo de battle royale, e logo passou a fazer lives das partidas no YouTube e em outras plataformas de streaming. Com um estilo bem humorado e carisma de sobra, ele foi ganhando espaço na comunidade gamer e depois começou a mostrar mais do seu dia a dia. Só no YouTube, acumulou mais de 1 bilhão de visualizações. Além disso, passou a produzir conteúdo também no Instagram e no TikTok, marcando presença em eventos e gravando com outros criadores.
Hoje, o influencer foca em vídeos de comédia e colaborações com influenciadores. Em 2023, se casou com Julya Freitas, que também é influenciadora, e recentemente virou pai da Maju, que nasceu em junho deste ano.
Operação Desfortuna da Polícia Civil
A ação teve como foco 15 influenciadores digitais que utilizam suas plataformas online para divulgar apostas como o chamado Jogo do Tigrinho. Entre os investigados estão nomes conhecidos como Bia Miranda, DJ Buarque e Maumau. As diligências ocorreram simultaneamente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Vídeos da operação, obtidos pela coluna de Fábia Oliveira do Metrópoles, mostram momentos da abordagem policial em locais de alto padrão. Em um dos registros, agentes aparecem no condomínio de luxo Art Life, no Recreio, Zona Oeste do Rio. Em outra gravação, DJ Buarque conversa com os policiais em frente à sua residência, enquanto carros de luxo são revistados. Também há imagens da casa de Bia Miranda, alvo de buscas. Os investigados são acusados de fazer parte de uma rede criminosa bem estruturada, “com divisão de tarefas entre divulgadores, operadores financeiros e empresas de fachada”, segundo a polícia.
De acordo com as autoridades, os influenciadores divulgavam jogos de azar com promessas de retorno financeiro rápido e garantido, induzindo seus seguidores a se cadastrarem em plataformas ilegais. “As postagens realizadas pelos investigados contêm promessas enganosas de lucros fáceis”, apontam os agentes. A investigação revelou que esses conteúdos tinham como objetivo mascarar práticas de lavagem de dinheiro. Relatórios financeiros do COAF identificaram transações bancárias suspeitas que ultrapassam “R$ 4 bilhões”.
Leia também: Dentista é agredida por influenciador durante festa no interior de São Paulo


