Maria Carmem Barbosa e Miguel Falabella foram alvos de bronca da Globo por 'A Lua me Disse'
Contigo!
Os tempos mudaram e a Globo precisou adaptar suas novelas para que elas pudessem ser transmitidas na plataforma de streaming da casa, a Globoplay. Foi o caso de A Lua me Disse escrita por Maria Carmem Barbosa e Miguel Falabella. A autora faleceu aos 77 anos na madrugada desta sexta-feira (22), no Rio, após sofrer uma queda brusca de pressão, seguida de uma parada cardiorrespiratória. Ela também lutava contra o Mal de Alzheimer.
Em 2005, a trama escrita pelos dois autores foi acusada de racismo devido às personagens Latoya e Whitney, interpretadas por Zezeh Barbosa e Mary Sheyla. As irmãs tentavam de tudo para negar sua negritude, tomando atitudes bruscas como alisar o cabelo e tentar afinar o nariz com pregadores de roupa.
Agora em 2023, a Globo desenvolveu um aviso que passa antes da novela começar na plataforma online: "Essa obra pode conter representações negativas e estereótipos da época em que foi realizada. A obra é exibida na íntegra porque acreditamos que essas cenas podem contribuir para o debate sobre um futuro mais diverso e inclusivo".
Siga a Contigo! no Instagram.
O FALECIMENTO
Morreu na madrugada desta sexta-feira (22) a escritora Maria Carmem Barbosa, aos 77 anos, no Rio de Janeiro. A dramaturga estava internada há dois meses na Casa de Saúde Pinheiro Machado, no bairro de Laranjeiras.
A morte aconteceu após a escritora sofrer uma queda brusca de pressão, seguida de uma parada cardiorrespiratória. Além disso, ela lutava contra o Mal de Alzheimer. Quem confirmou a informação foi o sobrinho, Thiago Barbosa, ao portal G1.
Para quem não sabe, Maria Carmem Barbosa é conhecida por um extenso currículo de sucessos na televisão: ela foi autora de novelas como A Lua me Disse e Salsa & Merengue, que escreveu ao lado do amigo íntimo Miguel Falabella. Ela também se deu bem na comédia, tendo roteirizado o Sai de Baixo, Brasil Legal e Vida ao Vivo Show.