Morre Aderbal Freire Filho, diretor teatral e marido de Marieta Severo
Contigo!
O diretor teatral Aderbal Freire Filho, que era casado com a atriz Marieta Severo, morreu nesta quarta-feira (9), aos 82 anos. A causa da morte ainda não foi revelada pela família. Em 2020, ele sofreu um AVC hemorrágico e precisou ficar hospitalizado por mais de 70 dias.
Aderbal Freire Filho foi um dos nomes mais importantes do teatro brasileiro, com uma carreira de mais de 60 anos. Ele participou de grupos amadores na década de 50 e estreou como ator em Diário de Um Louco, uma peça encenada dentro de um ônibus que percorreu as ruas do Rio de Janeiro.
Em 1972, ele dirigiu uma peça pela primeira vez, O Cordão Umbilical, e no ano seguinte alcançou o seu primeiro grande sucesso profissional com o monólogo Apareceu a Margarida, estrelado por Marília Pêra.
Aderbal Freire Filho também dirigiu peças de autores consagrados como Nelson Rodrigues, Bertolt Brecht, William Shakespeare e Samuel Beckett. Ele recebeu vários prêmios ao longo da sua trajetória, como o Prêmio Shell, o Prêmio Molière e o Prêmio APCA.
Ele era casado com Marieta Severo desde 2004. O velório e o sepultamento de Aderbal Freire Filho ainda não foram divulgados.