Narcisismo: o que é termo usado para atacar os pais de Larissa Manoela
Contigo!
A relação conturbada entre Larissa Manoela e seus pais está dando o que falar nas redes sociais. Dividida entre os que apoiam as atitudes da atriz e os que vão contra, a web apontou, também, um suposto diagnóstico de narcisismo para Silvana Taques e Gilberto Elias, os pais de Larissa. Mas o que significa esse termo? Entenda!
Quais são as características do narcisismo?
Em conversa com a CONTIGO!, o psiquiatra Alexandre Valverde, mestre em filosofia contemporânea, explicou como é uma pessoa diagnosticada com esse transtorno de personalidade. Segundo o profissional, o narcisista é alguém extremamente egoísta, preocupado apenas com a própria imagem e agem movidos mais pela vergonha e pelo status social do que por um senso de responsabilidade.
“São pessoas que têm dificuldade de empatizar com o sofrimento e experiência alheia. São pessoas que têm uma relação utilitária com os outros. Uma relação objetal transforma as pessoas em objetos, em fornecedores de suprimentos, e esses suprimentos podem ser suprimento de atenção, suprimento de dinheiro, suprimento de favores, de vantagens, de confortos”, apontou.
Como é feito o diagnóstico do narcisismo?
De acordo com o profissional, o diagnóstico não é tão simples. Isso porque, assim como todos ao seu redor, o narcisista é capaz de manipular o psicólogo ou psiquiatra com falsas histórias. “Geralmente eles tendem a se vitimizar e se colocar como deprimidos, ansiosos”, comentou.
Existe tratamento para narcisismo?
Esse transtorno de personalidade não tem cura, mas pode ter um tratamento feito com psicoterapia. “Quando a pessoa tem consciência, ela vai fazer um trabalho para a contenção dos próprios comportamentos e para mudança no seu modo de se relacionar com as pessoas”, disse Alexandre em entrevista exclusiva.
“Em teoria, a gente entende que não há uma cura dessa condição, mas há um controle de como a pessoa vai manifestar isso na sua vida para tentar minimizar os danos que ela pode causar para si e para as pessoas que estão ao redor delas”, completou.
Como é a relação com pais narcisistas?
O psiquiatra explicou em conversa com a CONTIGO! que, para aqueles que se relacionam com um narcisista, não existe um laço afetivo real, já que esses são incapazes de criar uma relação afetiva amorosa, seja com os filhos ou qualquer outra pessoa. O narcisista aproveita da manipulação e pauta as relações a partir da utilidade das outras pessoas em suas vidas.
“É uma personalidade que quer e prefere e gosta de exercer relação de poder com os outros. Não é uma relação de troca, uma relação horizontal, é uma relação vertical, uma relação hierárquica”, afirmou. Além disso, é muito comum que os filhos de pais narcisistas sejam criticados a todo momento.
Como o narcisismo pode afetar a saúde mental de uma criança ou adolescente?
“Com o tempo, a criança começa a duvidar de si mesma, começa a achar que ela precisa da condolência dos pais, de que os pais concordem com o que ela está fazendo o tempo todo para reiterar as posições dela, porque ela se sente muito insegura de assumir posições”, explicou o psiquiatra. Ele ainda afirmou que isso acaba gerando muita ansiedade e auto cobrança nas crianças.
Já na vida adulta, essa pessoa pode ser prejudicada em suas relações. Isso porque ela normaliza esse comportamento e tratamento. “Ela vai se tornar um adulto mais suscetível a relações abusivas (...) Quando ela sai de uma relação da vida adulta com o abusador, ela vai entender essa dinâmica. Ela consegue reconhecer que isso tem origem lá na casa dela também”.
Como lidar com uma pessoa narcisista?
Alexandre Valverde ainda aponta que, pelo transtorno ser bastante difícil de lidar, o recomendado é que as pessoas se afastem do narcisista. “A gente pede para reduzir a relação ao mínimo e tentar manter o mínimo de respeito”, disse em casos de relação próxima, como pai e mãe, por exemplo.
“Se a relação for muito deteriorada, a gente pode inclusive chegar a recomendar que a pessoa se afaste definitivamente do contato com esse familiar, tamanho é o estrago que isso pode gerar na saúde mental da pessoa”, afirmou.
Em exclusiva para a CONTIGO!, o psicólogo Rodrigo de Aquino ainda complementa afirmando que é fundamental o apoio de um profissional de saúde nesse momento. “É importante buscar desenvolver autoconhecimento, desenvolver poder de consciência e de presença. Por quê? Porque quando você tem consciência de quem você é, de onde você está e da potência que existe em você, a fala do outro te afeta menos”, apontou.
“Para você lidar com um pai narcisista, grande passo é procurar o apoio de profissional da saúde, num primeiro momento, e caso contrário, é saber entender onde é o seu espaço. E disso aprender, saber os seus valores, as suas potências, e saber dizer não pro outro quando é importante, e principalmente aprender a dizer sim para si mesmo”, finalizou.