Ortopedista analisa graves fraturas de Kayky Brito: "Risco grande de infecção"
Contigo!
A CONTIGO! entrou em contato com uma médica ortopedista para entender melhor a gravidade das fraturas do ator Kayky Brito, que foi vítima de um acidente na madrugada do último sábado (2) no Rio de Janeiro. O ocorrido foi na Avenida Lúcio Costa, uma das mais movimentadas da Zona Oeste da cidade.
Conversamos com a especialista Daniela Rancan, do Hospital Infantil Sabará localizado em São Paulo, para que fosse feita uma análise do quadro grave em que o artista se encontra. Vale lembrar que o famoso sofreu um traumatismo craniano, ou seja, uma lesão no crânio, e um politraumatismo, termo utilizado pelos médicos para dizer que o paciente está com fraturas em diversas partes do corpo.
Com lesões na pelves e no braço, Kayky se encontra em um estado sério no Hospital Copa D'Or, mas, segundo Daniela, o acidente poderia ter o deixado ainda pior: "Ele não teve nenhuma lesão grave na coluna que poderia o deixar paraplégico ou até tetraplégico. Ele teve múltiplas fraturas, ou seja, fraturas em vários lugares. Ele teve que fixar duas fraturas que foram: a fratura da pelve e a fratura do braço, provavelmente fratura do úmero".
Como o ator chegou no Hospital Copa D'Or em um quadro muito delicado, a equipe médica precisou provavelmente dar preferência às lesões mais graves que, no caso de Kayky, são as da bacia e dos ossos longos, pois há mais risco de sangramento: "O ideal é fazer a fixação da fratura de uma forma mais rápida e, para esse efeito, são utilizados fixadores externos que são aqueles ferros para fora. São cirurgias bem rápidas, perto de uma fixação definitiva, que é quando a gente abre, põe placa e parafuso".
Fratura externa
Os boletins médicos não deixaram claro se o caso de Kayky envolve fraturas externas. Pensando nessa possibilidade, Daniela Rancan disse que seria necessário priorizar a fixação dessas lesões: "Fraturas expostas são as que tem comunicação com o meio externo. Então são fraturas associadas a lesões de pele, onde o sangue da fratura comunica com meio externo. Essas são fraturas com um risco muito grande de infecção. Quando tem a fratura exposta, é urgente lavar bem e esterilizar para diminuir o risco de infecção".
Além disso, a médica ainda disse que, quando se trata de um paciente com risco de vida, é necessário buscar a melhor forma de realizar a correção das fraturas, pois é difícil manusear alguém com gesso nesse estado crítico.
Recuperação
Novamente, como não é possível saber com clareza quais foram as fraturas de Kayky Brito, a ortopedista deu uma dimensão maior dos riscos que o ator pode enfrentar no tratamento: "As fraturas que tem maior risco são as fraturas articulares, são as fraturas que envolvem as articulações. Você tem que fazer uma reconstrução bem anatômica para não deixar nenhuma sequela. Dependendo da fratura, se não conseguir fixar a conversão ou se for uma fratura exposta, pode ter um risco maior de infecção".
Siga a Contigo! no Instagram.