Pode piorar? Advogada avalia possível punição aos pais de Larissa Manoela: "Caso seja provado"
Contigo!
Em meio a polêmica da atriz Larissa Manoela e dos pais Silvana Taques e Gilberto Elias, a CONTIGO! resolveu entrar em contato com especialistas no assunto para avaliar os possíveis novos episódios da história que parou o Brasil no último domingo (13), durante o Fantástico. Em entrevista com a advogada especialista em direito de família e sucessões Diane Aguiar e o também advogado Thyago Garcia, tentamos entender o que pode acontecer com o casal após o escândalo envolvendo o dinheiro da filha.
Primeiro, os profissionais afirmaram que, caso comprovado que se beneficiaram da fortuna da atriz por tantos anos, os pais podem arrumar problemas graves no futuro: "Caso seja provado que os pais se valeram de qualquer artifício ilícito, como fraude ou simulação para obter as cotas societárias da empresa da forma que foram distribuídas, os genitores poderão ser responsabilizados criminalmente, inclusive por abuso de incapaz".
Abuso financeiro?
Porém, mesmo que a matéria apresentada na Globo seja alarmante e que o caso de Larissa Manoela, de fato, seja lamentável, não é possível garantir que o pai e a mãe se aproveitaram da herdeira de modo abusivo. Para isso, a famosa teria que mover uma nova ação na Justiça.
"Será necessário que a atriz promova a competente ação de prestação de contas a fim de que seja comprovado a lisura na gestão de sua carreira, ou a existência de eventual fraude cometida por seus pais, durante o seu gerenciamento", disseram eles ao serem questionados se o caso da ex-SBT se enquadra em um comportamento de abuso financeiro.
E os 18 milhões?
Apesar de ter dito à jornalista Renata Capucci que abriu mão de seu enorme patrimônio, ainda não é oficial que Larissa Manoela tenha realmente renunciado seus valiosos R$ 18 milhões. Além disso, como informado pela própria atriz, ela notificou os pais extrajudicialmente sobre sua vontade de sair do quadro societário de sua primeira empresa, a Dalari, que faz a gestão de sua carreira. É essa a empresa que a eterna Maria Joaquina possui apenas 2% dos lucros, enquanto os genitores arrecadam 98%.
Para que a atriz saia do quadro societário, é necessária uma alteração contratual. Ou seja, para alterar as cotas de cada membro da empresa ou para que ela não seja mais considerada uma das sócias, é preciso que haja uma mudança no contrato e que essas alterações sejam assinadas por todas as partes.
Porém, se a atriz não fizer isso, tudo fica como está: "Caso [Larissa Manoela] opte por não discutir judicialmente sobre a quantidade de cotas sociais que representa a participação de seus pais, o quadro societário permanece da forma que sempre foi, com os genitores detentores de 98% (noventa e oito por cento) e a atriz somente com 2% (dois por cento) das cotas societárias".
Siga a Contigo! no Instagram.
SE PRONUNCIOU
A atriz Larissa Manoela reapareceu na web na noite desta segunda-feira (14) para se pronunciar sobre a exposição que fez dos pais no Fantástico (Globo). Abrindo mão de uma fortuna de R$ 18 milhões para dar a Silvana Taques e Gilberto Elias, a ex-SBT agradeceu o apoio que vem recebendo e se mostrou bem positiva nas redes sociais.
Em seu Stories do Instagram, ela não mencionou a família, mas deixou claro que está em paz com sua decisão. "Oi pessoal! Quero usar esse meu espaço pra agradecer todo o apoio que venho recebendo desde a minha entrevista concedida ao Fantástico ontem. Quero que saibam que estou bem, seguindo a vida com foco no futuro e alinhada ao meu propósito", começou. Leia o pronunciamento completo.