Home
Entretenimento
Por que Antonio Cícero decidiu fazer eutanásia? Saiba tudo sobre a despedida do poeta
Entretenimento

Por que Antonio Cícero decidiu fazer eutanásia? Saiba tudo sobre a despedida do poeta

publisherLogo
Contigo!
24/10/2024 12h48
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16380057/original/open-uri20241024-18-nzl4bo?1729774867
©Reprodução/ Instagram
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O poeta e filósofo Antonio Cícero, irmão da cantora Marina Lima, faleceu aos 79 anos na última quarta-feira (23), após realizar uma eutanásia. Mas como funciona a morte assistida e por que ele tomou essa decisão? Confira tudo o que se sabe sobre o falecimento de Antonio.

Por que ele fez a eutanásia?

O escritor foi diagnosticado com Alzheimer e, em uma carta de despedida, explicou o motivo de ter tomado a decisão da eutanásia. De acordo com ele, o avanço da doença tornou sua vida insuportável. Na carta, Cícero expressou: "Queridos amigos, encontro-me na Suíça, prestes a praticar eutanásia. O que ocorre é que minha vida se tornou insuportável. Estou sofrendo de Alzheimer”, explicou.

E continuou: “Assim, não me lembro sequer de algumas coisas que ocorreram não apenas no passado remoto, mas mesmo de coisas que ocorreram ontem. Exceto os amigos mais íntimos, como vocês, não mais reconheço muitas pessoas que encontro na rua e com as quais já convivi".

Despedida

Por causa do Alzheimer, Antonio Cícero contou que não conseguia mais escrever poemas e ensaios de filosofia, algo que amava fazer. “Não consigo me concentrar nem mesmo para ler, que era a coisa de que eu mais gostava no mundo. Apesar de tudo isso, ainda estou lúcido bastante para reconhecer minha terrível situação. [...] Pois bem, como sou ateu desde a adolescência, tenho consciência de que quem decide se minha vida vale a pena ou não sou eu mesmo. Espero ter vivido com dignidade e espero morrer com dignidade. Eu os amo muito e lhes envio muitos beijos e abraços", finalizou ele.

 

Eutanásia no Brasil

Vale ressaltar que, na Suiça, país onde ele morava, a morte assistida é permitida. Desta forma, a decisão é tomada pela própria pessoa, que não sofre, ou seja, não sente dor, e tem ajuda de uma equipe de saúde, que acompanha todo o procedimento.

De acordo com o Código Penal e a Constituição Federal, no Brasil, a eutanásia é considerada crime. No entanto, o Conselho Federal de Medicina (CFM) permite a prática da ortotanásia, que é a interrupção de tratamentos ou a oferta de cuidados paliativos em casos de doenças graves sem cura.

 

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também