Renascer: José Inocêncio irrita poderosos e é caçado: "Uma praga!"
Contigo!
José Inocêncio (Humberto Carrão) entrará em uma verdadeira enrascada ao mexer com os poderosos de Ilhéus em Renascer. Os coronéis da região vão optar pelo caminho mais fácil para se livrar da concorrência: matá-lo.
Esperto, Firmino (Enrique Diaz) é quem incentiva Belarmino (Antonio Calloni) a fazer o serviço, já que já tentou se livrar do rapaz uma vez e não deu certo. Para convencer o rival a fazer o trabalho sujo, Firmino irá visitá-lo e reclamar sobre a produção crescente de cacau na fazenda de José Inocêncio.
"Sabe o que o infeliz me disse? Que com ele, era o justo pelo justo!", dirá o homem para Belarmino, citando seu confronto com o recém-chegado. "É justo... É muito justo... É justíssimo!", repetirá o rival de Firmino. "Esse José Inocêncio é uma praga... Pior que essa vassoura! Escreva o que eu tô dizêno", continuará Firmino, que conseguirá plantar uma semente do mal no outro coronel.
Belarmino ficará tão abalado pelas palavras do homem que não pensará duas vezes antes de contratar dois matadores para se livrar do mocinho. O coronel ficará receoso pela quantidade de capangas, mas ficará motivado com o plano dos contratados. "[O outro matador] Num é testemunha... É o covêro. Eu mato, ele enterra. Pra num dexá rastro”, explicará o bandido.
"É justo, é muito justo... É justíssimo! Já tá sabendo de quem se trata?", questiona Belarmino. "José Inocêncio... Um molecote que, pelo recado que me deram, esse povo já anda até chamâno de coronerzinho", responderá o contratado, fazendo o fazendeiro se indignar com o apelido. "Num chega nem a um soldado raso, e essa gente já quer chamar de coroné", exclamará.
Isso só motivará ainda mais para que o coronel feche o negócio. Assim, o capanga logo promete: "Num sô home de perdê viaje, coroné Belarmino. Só me arranje um canto pra nóis ficá e dêxe o resto por minha conta. E já pode í preparando o dinhêro combinado que o tar de coronerzinho tá co'sdia contado!"
JOSÉ INOCÊNCIO CONHECE MARIA SANTA E SE APAIXONA
Maria Santa (Duda Santos) é filha de Venâncio (Fabio Lago) e Quitéria (Belize Pombal), criada em uma família conservadora em Renascer. Inocente, vive uma vida pacata em que quase não sai de casa, mas tem uma reviravolta no dia do cortejo do Bumba meu Boi.