Home
Entretenimento
Transplante muda a vida do paciente pra sempre; saiba detalhes do que Faustão vai enfrentar
Entretenimento

Transplante muda a vida do paciente pra sempre; saiba detalhes do que Faustão vai enfrentar

publisherLogo
Contigo!
26/08/2023 10h20
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15735003/original/open-uri20230826-18-zhr88w?1693046177
©Reprodução/ Instagram
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Internado desde o começo do mês de agosto, Faustão está na fila do SUS para receber o transplante de coração do qual precisa. Em conversa com a CONTIGO!, o Dr. Heron Rached, médico especialista em cardiologia, deu detalhes sobre esse procedimento e contou quais são os cuidados do pós-operatório.

A cirurgia

De acordo com o profissional, o transplante é a última opção no tratamento da insuficiência cardíaca, quando as alternativas medicamentosas e mecânicas falharam. Ele explicou que é necessário realizar o transplante quando, mesmo com todas as medidas tomadas, o paciente continua com os sintomas de cansaço, inchaço no corpo, fraqueza e até confusão mental.

Entretanto, a espera para conseguir o transplante varia de caso a caso. Como há um baixo número de doadores, não existe um tempo estipulado pelos médicos. “A ordem de entrada na fila de transplante e a gravidade individualizada do caso são que podem priorizar o procedimento”, comentou o Dr. Heron Rached.

E, enquanto o paciente não realiza a cirurgia, que dura de 3 a 4 horas, os médicos controlam a situação com medicamentos e até assistência mecânica com o uso de aparelhos. Mas e quando um doador foi encontrado, quanto tempo o coração pode ficar parado? “O ideal é transplantar o mais breve possível após retirado o coração do doador, mas, o tempo de espera é, no máximo, 6 horas”, explicou o médico.

Cuidados no pós-operatório

Em entrevista exclusiva, ele ainda contou que a maior preocupação dos médicos nesses casos é com a rejeição do corpo no pós-operatório, além de, claro, infecções. Mas, segundo ele, a recuperação varia de cada um. “Em geral, espera-se que ao final de 24 horas o paciente já possa respirar sem auxílio dos aparelhos”, contou.

E como deve ser a vida do paciente após o transplante cardíaco? “O paciente transplantado do coração precisa ressignificar muitas coisas na sua vida e colocá-lo como prioridade. Estilo de vida, medicamentos e dieta deverão ser seguidos durante toda a vida”, afirmou.

Pronunciamento do filho de Faustão

Filho do apresentador Faustão, o também apresentador João Guilherme Silva se pronunciou pela primeira vez sobre o estado de saúde do pai. A declaração aconteceu nesta segunda-feira (21) após o rapaz passar a noite ao lado do veterano.

Em um depoimento para a CNN Brasil nesta manhã, ele agradeceu as orações e mandou um recado curto tranquilizando os telespectadores. “Ele está bem. Passei a noite aqui com ele. Está bem. Agradecemos o carinho de todos”, declarou.  O último boletim médico informou que Faustão sofreu uma piora em seu quadro clínico. O apresentador de 73 anos foi incluído na fila do transplante de coração após complicações em seu estado de saúde.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também