Casados no último sábado (26), MC Poze do Rodo e Vivi Noronha não tiveram a tão sonhada lua de mel, pois na manhã desta sexta-feira (1º), a Polícia Civil do Rio de Janeiro executou um mandado de busca e apreensão na casa do casal. A operação faz parte da investigação Rifa Legal, que visa combater sorteios ilegais realizados nas redes sociais, muitos deles divulgados por influenciadores. Vivi, que possui um grande alcance nas redes, é apontada como suspeita de envolvimento em práticas ilícitas relacionadas à organização de rifas e sorteios não autorizados.
Apreensão de bens
Durante a ação, os agentes apreenderam uma Land Rover Defender blindada e uma BMW X6, avaliadas em cerca de R$ 3 milhões, segundo a polícia. A operação, que tem como alvo influenciadores digitais, também investiga Roger Rodrigues dos Santos, conhecido como Roginho Dú Ouro; Jonathan Luis Chaves Costa, o Jon Jon; e Leandro Medeiros, o Lacraia. Até o momento, não há mandados de prisão.
A investigação
A investigação mira figuras públicas que promovem sorteios sem a devida regulamentação, buscando conter o crescimento dessas práticas nas redes sociais, consideradas ilegais sem a autorização dos órgãos reguladores. De acordo com as apurações, o esquema usava uma estrutura que simulava os parâmetros da Loteria Federal, conferindo uma falsa sensação de credibilidade e legalidade aos sorteios. No entanto, as operações eram conduzidas por meio de um aplicativo customizado e sem auditoria, o que levantou fortes suspeitas de manipulação nos resultados.
No Brasil, realizar rifas e sorteios exige uma autorização prévia da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Fazenda. Além disso, a prática é restrita a instituições sem fins lucrativos, sendo qualquer outra modalidade de sorteio considerada ilegal.
Mais detalhes sobre o caso e as implicações da investigação devem ser divulgados ao longo do dia.
Reprodução/ TV Globo
Reprodução/ TV Globo
Saiba detalhes da operação: