Na SPFW, estilista Walério Araújo fala sobre campanha de conscientização que fez parte de seu desfile
Estrelando
O estilista Walério Araújo deu um verdadeiro show com sua coleção na passarela da São Paulo Fashion Week .
O desfile começou abordando uma causa muito importante: pacientes com hipertensão arterial pulmonar, abreviada pela sigla HAP, foram convidados a desfilar vestindo uma coleção cheia de estampas de borboletas azuis, símbolo da campanha A Vida Merece Um Fôlego, promovida pela Janssen, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a doença.
A paciente Bárbara foi uma das modelos da coleção, e contou como foi a experiência de fazer parte da SPFW :
- Foi muito especial, a gente vê pela televisão e ao vivo é outra coisa, eu nunca imaginei estar aqui, mas é uma oportunidade única que eu vou levar para sempre comigo. Além disso, mostrar a importância que tem um diagnóstico precoce e que sim, existe vida após o diagnóstico sim.
Walério também conversou com o ESTRELANDO e explicou que a parceria para criar peças inspiradas na campanha e colocá-las na passarela surgiu após toda a repercussão positiva de seu desfile com Luciano Szafir na São Paulo Fashion Week do ano passado. Nele, Luciano desfilou exibindo sua bolsa de estomia, usada por ele na época devido a sua reinfecção pela Covid-19, e o desfile serviu para conscientizar as pessoas sobre a importância do uso do aparelho.
- Eu fiz um desfile com o Luciano Szafir na São Paulo Fashion Week do ano passado, e por conta de toda a repercussão a Janssen me procurou para falar do projeto. A gente trocou ideias e fizemos. É uma situação que qualquer pessoa pode passar por isso e a gente é vitima.
O estilista também contou o que inspirou toda sua coleção :
- Eu acho que durante a pandemia muita gente quis fazer coisas e não faziam e algumas pessoas ficaram mais reclusas, outras ficam mais explícitas, eu sempre fui explícito. Desde o penúltimo desfile eu venho mostrando minha história, minha resistência e nesse agora eu coloquei toda a minha história de quando eu comecei a fazer a minha roupa, essa loucurinha. Porque é muito mais difícil em todos os sentidos, você criar uma marca criar uma identidade, um nome e, principalmente, conseguir clientes né?
Nesta edição, ele trouxe muito brilho, cores, plumas e claro, glamour.
- Eu sempre fui desse universo underground, glamouroso mais das travestis, das drags e Elke Maravilha e eu quis expor essa minha história dessas primeiras alternativas, que eu acho que foi de onde começou essa liberdade das pessoas quererem se vestir, serem mais excêntricas, mais glamurosas.
A seguir, confira os famosos que desfilaram no último dia da SPFW: