Home
Entretenimento
No Oscar 2023, Tom Cruise é ignorado na categoria de Melhor Ator, mas conquista algo inédito
Entretenimento

No Oscar 2023, Tom Cruise é ignorado na categoria de Melhor Ator, mas conquista algo inédito

publisherLogo
Estrelando
24/01/2023 21h41
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15393960/original/open-uri20230124-18-16mqihf?1674592952
©Divulgação
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Dias de glória para Maverick? Parece que sim, mas de uma forma diferenciada. Nesta terça-feira, dia 24, Tom Cruise finalmente saiu da seca . Isso porque o ator, conhecido por seu personagem em Top Gun foi indicado ao Oscar 2023 após 23 anos sem nenhuma nomeação. Contudo, não foi na categoria de Melhor Ator. Pela primeira vez, ele apareceu entre os nomes de Melhor Produtor.

A última vez que Tom Cruise concorreu ao Oscar foi em 2000 como Melhor Ator Coadjuvante. Inclusiveo filme que possibilitou a indicação do ator foi Magnólia.

Mas não é só ele, viu! A produçãoTop Gun: Maverick  também teve o nome garantido nesta edição da premiação. A produção ganhou seis indicações, sendo uma delas na categoria mais importante: Melhor Filme

Vale lembrar que a premiação vai acontecer no dia 12 de março de 2023. Até lá, confira os famosos que ganharam Oscar póstumo.

O lendário Walt Disney também está na lista! Morto em dezembro de 1966 aos 65 anos, vítima de um câncer de pulmão, ele venceu o Oscar de Melhor Curta de Animação por Ursinho Pooh e o Dia Chuvoso em 1969.Em 2009 outro Oscar póstumo quase foi anunciado com o filme O Leitor, indicado na categoria de Melhor Filme. A produção foi assinada pelo cineasta Sidney Pollack, que havia morrido um ano antes aos 73 anos, vítima de um câncer.Em 1993, o filme-documentário em curta-metragem estadunidense Educating Peter recebeu o prêmio de Melhor Edição. O produtor Thomas C. Goodwin morreu um ano antes e, portanto, este foi considerado mais um Oscar póstumo.O britânico Peter Finch interpretou um jornalista que ameaça se suicidar na frente de câmeras de televisão em Rede de Intrigas, de 1976, e por essa considerada brilhante atuação ganhou o Oscar de Melhor Ator. Infelizmente, o ator morreu um mês antes da premiação.Tudo bem que o clássico protagonizado por Charlie Chaplin Luzes da Cidade é um filme de 1952. Mas os compositores Larry Russell e Raymond Rasch, responsáveis pela trilha sonora do longa, receberam em 1972 o Oscar de Melhor Trilha Sonora, já que a produção só foi rodada em Los Angeles, na Califórnia, 20 anos depois. A academia decidiu considerar e indicar o filme na premiação daquele ano, o que foi um momento histórico na história do evento. Uma pena que o músico já havia morrido há oito anos e a musicista há 17.Um dos grandes clássicos do cinema, filmado no início dos anos 60, Spartacus venceu quatro Oscar: Melhor Ator Coadjuvante (Peter Ustinov), Melhor Fotografia Colorida, Melhor Figurino Colorido e Melhor Direção de Arte Colorida; este último, postumamente para Eric Orbom.Sidney Howard, escritor, também ganhou uma estatueta um ano após a morte, em 1940. Ele teve o prêmio por ter escrito o Melhor Roteiro de E o Vento Levou, filme muito aclamado pela mídia e visto até hoje. Em 1957, o compositor Victor Young recebeu a sua 22ª indicação ao Oscar e teria recebido, caso não morresse um ano antes, o prêmio de Melhor Trilha Sonora pelo filme A Volta ao Mundo em 80 Dias.
Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também