Home
Entretenimento
Primeira mulher indicada ao Oscar por Melhor Direção morre aos 93 anos
Entretenimento

Primeira mulher indicada ao Oscar por Melhor Direção morre aos 93 anos

publisherLogo
Filmow
09/12/2021 14h02
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14808055/original/open-uri20211209-19-c9b6sr?1639060940
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Lina Wertmüller , a lendária cineasta italiana e a primeira mulher a ser indicada ao Oscar de Melhor Direção, morreu aos 93 anos. De acordo com a imprensa italiana, a escritora e diretora morreu “pacificamente em casa, perto de sua filha e entes queridos.” A carreira de Wertmüller deu um salto em 1963, quando ela dirigiu seu primeiro longa-metragem "I Basilischi" e atuou como assistente de direção em "8½" de Federico Fellini. A diretora continuou a dirigir filmes aclamados como “Pasqualino Sete Belezas”, “Por um Destino Insólito” e “Mimi, o Metalúrgico”. Por seu trabalho em “Pasqualino Sete Belezas”, ela se tornou a primeira mulher indicada ao Oscar de Melhor Direção. O drama também foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original e rendeu a Wertmüller uma indicação ao Directors Guild of America Awards.

Em 2019, a Academia concedeu a Wertmüller um Oscar honorário. As diretoras Greta Gerwig e Jane Campion, também indicadas ao Oscar, presentearam Wertmüller com o Oscar honorário. Gerwig descreveu os filmes de Wertmüller como "o cinema da sedução" e os chamou de "pessoais, verdadeiros e idiossincráticos ... impertinentes e brincalhões, terrestres e obscenos".

“Como você corrige séculos de dominação patriarcal?” Campion disse, dirigindo-se a Wertmüller. “Você é uma guerreira do cinema, uma artista corajosa e brilhante… ‘Sete Belezas’ é um dos melhores filmes do século XX.”

Wertmüller disse de forma memorável ao aceitar o Oscar: “Eu gostaria de mudar o nome Oscar para um nome feminino - Anna”.

Imagem: Seven Beauties (1975) 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também