Documentário explora os escândalos por trás da igreja Hillsong
Hollywood Forever TV
Produção original do Discovery+, a minissérie documental Hillsong: O Escândalo por Trás da Megaigreja chegou recentemente ao catálogo da HBO Max e ganhou ainda mais atenção. Dividida em quatro partes, a minissérie explora as diversas polêmicas por trás da Hillsong, igreja evangélica queridinha das celebridades.
HILLSONG: O ESCÂNDALO POR TRÁS DA MEGAIGREJA
Frequentada por grandes celebridades como Selena Gomez, Kylie e Kendall Jenner, Justin Bieber, Nick Jonas e Chris Pratt, o documentário mostra a trajetória e as polêmicas envolvendo a Hillsong e seus líderes, entre eles, o famoso pastor Carl Lentz, que acabou sendo demitido após uma série de escândalos envolveu o seu nome.
Uma das principais figuras da igreja nos Estados Unidos, Lentz era próximo das celebridades e fugia completamente do esteriótipo de um pastor. Ostentando um estilo de vida fitness e sempre com itens de luxo, Carl passou a aconselhar Justin Bieber na adolescência, na época em que o cantor passava por problemas e quis se reconectar com Deus. A amizade com Bieber deixou o pastor ainda mais famoso na mídia. Com isso, novas celebridades passaram a frequentar a igreja, que tinha até mesmo uma área VIP dentro dos cultos para elas.
Casado, o pastor manteve um caso extraconjugal com a estilista Ranin Karim por cinco meses, o que levou ao fim da jornada de Carl na igreja. Karim, aliás, é uma das fontes do documentário.
Outros escândalos envolvendo a Hillsong são as alegações de exploração, manipulação, corrupção, agressões, abusos sexuais e pactos de silêncio. Analisando como a igreja se tornou uma marca internacional e conseguiu atrair centenas de celebridades em todo o mundo, a minissérie documental conta com quatro episódios, cada um com cerca de uma hora de duração.
“A história de supostos abusos e encobrimentos por parte da igreja evangélica das celebridades, através de entrevistas explosivas com membros, especialistas em mega-igrejas e a mulher que teve um caso com um pastor”, diz a sinopse da produção.
HISTÓRIA E A MANIPULAÇÃO ATRAVÉS DA MÚSICA
Fundada em 1983 por Brian Houston e pela sua esposa Bobbie Houston, na Austrália, a igreja era conhecida como Hills Christian Life Centre. Em poucos anos após a inauguração, já contava com mais de 900 membros. Após a Hillsong Worship, banda da igreja, se tornar extremamente popular no país, no início dos anos 90 a Hills Christian Life Centre mudou de nome e passou a se chamar igreja Hillsong, como conhecemos atualmente.
"A música da Hillsong de hoje parece com o Coldplay. O objetivo da Hillsong é se manter atualizada, fazer músicas que sabem que as pessoas vão gostar em vez de reformar os antigos hinos das avós. Eles querem que você sinta a presença de Deus dentro de si, mas é fácil confundir manipulação emocional com o movimento de Deus. Você está chorando por que o Senhor está fazendo algum tipo de intervenção na sua vida ou por que a estrutura de acordes é feita para você chorar?", questiona a jornalista Kelsey McKinney.
"Se você frequentasse a Hillsong toda semana e ouvisse músicas que nunca tinha ouvido, porque são novas, elas são testadas ao vivo com a plateia. Você diz que vai adorar e, sem o seu conhecimento, as pessoas no palco estão conduzindo você em um tipo de adoração emocional. Estão testando novos produtos em você".
"A música é um departamento bem grande porque é muito importante para a hipnose deles. A música é completamente armada para as necessidades da igreja e também para as necessidades financeiras, pois esse é o objetivo do jogo: tirar dinheiro das pessoas", afirma Tanya Levin, ex-integrante da Hillsong Sydney.
REAÇÕES NA WEB
ASSISTA AO TRAILER
HFTV NAS REDES SOCIAIS 👇
YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER
FACEBOOK | PODCAST | TIKTOK