Liam Gallagher x Noel Gallagher: a briga que levou ao fim do Oasis
Hollywood Forever TV
Os irmãos Liam e Noel Gallagher nunca foram melhores amigos, mas juntos formaram aquela que foi uma das maiores bandas dos anos 90: Oasis. Com grandes clássicos como Wonderwall e Don't Look Back In Anger, o grupo era o rosto do Britpop, mesmo que eles odiassem o termo.
Nascidos em Manchester, na Inglaterra, o grupo se formou logo no comecinho da década de 1990 e alcançou a fama com o seu primeiro álbum, Definitely Maybe, que na época se tornou o maior disco de estreia da Inglaterra. Mas a verdade é que os bastidores do grupo que tão rapidamente se tornou gigante nunca foi tranquilo.
Como bons irmãos, Liam e Noel brigavam por diversos motivos antes mesmo deles terem uma banda. No documentário Supersonic, Liam relata que uma vez chegou em casa nervoso e fez xixi no novo aparelho de som do irmão após não encontrar o interruptor de luz do quarto. Mas ignorando a existência dessa rixa, os dois perceberam que juntos podiam criar uma parceria musical extremamente especial. Foi assim que o Oasis surgiu, em pequenas salas de ensaio do subsolo de bares
Mas desde sua estreia em 1994, o Oasis sempre foi marcado pelas brigas entre Noel e Liam, que não faziam questão de esconder isso do público, sendo que muitas das tretas foram formadas em cima dos palcos. Durante a gravação do álbum (What's The Story) Morning Glory, onde a banda se isolou em uma casa para criar canções, Liam voltou para o estúdio com várias pessoas que conheceu no bar enquanto Noel trabalhava. O compositor e irmão mais velho da dupla ficou tão irritado que acertou Liam com um taco de críquete na cabeça.
Uma das brigas mais famosas aconteceu quando o Oasis foi convidado para se apresentar no MTV Unplugged em 1996. Liam abandonou a apresentação alegando estar com dor de garganta e não gostar de shows acústicos. Assim, Noel precisou assumir os vocais da apresentação, substituindo o irmão que desapareceu uma hora antes de subirem aos palcos.
A briga fatal
As brigas entre os irmãos Gallagher eram tão constantes que o público imaginava que o Oasis tinha seus dias contados. Em 2009, a notícia veio. Noel Gallagher tomou a iniciativa de abandonar o grupo após uma briga que tiveram pouco antes de subirem ao palco do festival francês Rock en Seine. Nos bastidores, Liam segurou a guitarra de seu irmão como um machado e destruiu o instrumento no show. Noel abandonou o local imediatamente após o acontecimento e soltou a seguinte declaração ao público:
É com alguma tristeza e grande alívio dizer a vocês que deixei o Oasis esta noite. [...] As pessoas vão escrever e dizer o que quiserem, mas eu simplesmente não poderia continuar trabalhando com o Liam nem mais um dia. Ele é como um homem com um garfo em um mundo de sopa”.
Caminhos separados
Desde aquela fatídica noite na França, Liam e Noel Gallagher jamais foram vistos juntos novamente. O irmão mais velho formou a banda Noel Gallagher's High Flying Birds, que hoje conta com três álbuns de estúdio e vários hits de sucesso.
Liam Gallagher seguiu com a banda Beady Eye, que continha todos os membros restantes do falecido Oasis em sua composição. Contudo, o grupo não alcançou um terço do sucesso que banda anterior fazia e chegou ao fim após dois álbuns.
Em 2017, Liam Gallagher lançou sua carreira solo com o álbum "As You Were" e voltou a fazer sucesso no rock. Hoje ele possui três álbuns de muito sucesso e está em turnê mundial que passará por São Paulo no dia 15 de novembro de 2022 e pelo Rio de Janeiro, no dia 17 de novembro de 2022.
Oasis irá voltar?
Liam Gallagher já expressou a sua vontade de voltar com o Oasis e diversas vezes já falou sobre sentir falta de seu irmão - embora as provocações ainda não tenham acabado entre os dois. Em entrevista ao jornal britânico The Times, Liam diz pensar que eles seriam iguais aos Rolling Stones, tocando juntos até morrer. Assim, ele reflete sobre o fim do grupo:
Eu amaria se o Oasis se juntasse novamente. Se rolar, rolou. Não deveríamos ter nos separado, mas nos separamos, e é aqui que estamos hoje."
Contudo, Noel Gallagher não tem o menor interesse em subir aos palcos ao lado de seu irmão novamente. Em entrevista à BBC, o guitarrista disse que somente voltaria a tocar com Liam se fosse com o seu "holograma". Em outra entrevista, Noel completa sua declaração dizendo:
Por incrível que pareça, o Oasis vende tantos discos por ano agora quanto a gente vendia quando ainda estávamos juntos. Somos tão populares agora quanto sempre fomos. E estou satisfeito com isso.”
HFTV NAS REDES SOCIAIS 👇
YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER
FACEBOOK | PODCAST | TIKTOK