O Perfume, Geek Love e mais: os livros favoritos de Kurt Cobain
Hollywood Forever TV
Muita gente não sabe, mas a leitura influenciou não só a vida de Kurt Cobain, como também o seu trabalho. Em uma das últimas entrevistas que fez antes de sua morte em 1994, o líder do Nirvana revelou que na adolescência, passava muito tempo na biblioteca do colégio e lia o que encontrava pela frente. “Eu lia muito na sala de aula também, só para ficar longe das pessoas, para não precisar falar com elas”, disse Cobain.
Um de seus livros favoritos, O Perfume, escrito por Patrick Süskind, inspirou até mesmo a música Scentless Apprentice, do álbum In Utero do Nirvana. Pensando nisso, HFTV reúne 10 obras que fizeram parte da lista de favoritos de Kurt Cobain. Confira:
Kurt Cobain - (Getty Images)
O PERFUME - A HISTÓRIA DE UM ASSASSINO
Com uma trama que se passa na França do século XVIII, O Perfume traz a história de Jean-Baptiste Grenouille. Abandonado pela mãe junto a restos de peixes em um mercado parisiense quando era apenas um recém-nascido, o menino cresce rejeitado pela sociedade. Na juventude, ele descobre que possui uma extraordinária sensibilidade olfativa, e passa a buscar a essência perfeita, o perfume que lhe falta para alcançar o que mais deseja: tornar-se um homem completo e amado. No entanto, esta essência precisa ser arrancada de outros corpos e, para isso, a vida também deve ser extraída deles.
Reprodução/Amazon
GEEK LOVE - O FABULOSO CIRCO BINEWSKI
Além de ser um dos livros favoritos de Kurt Cobain, Geek Love, o romance mais importante de Katherine Dunn, também inspirou a edição original do Lollapalooza e a série American Horror Story. No maior estilo freakshow, a obra conta a história da família Binewski, que viajam pelos Estados Unidos fazendo diversas apresentações. No entanto, um detalhe chama a atenção: eles decidiram gerar suas próprias aberrações, tomando substâncias tóxicas e radioativas para criar crianças “fora do normal”. Isso resultou em Elly e Iphy, gêmeas siamesas, Oly, uma anã albina e corcunda, Arturo, que possui nadadeiras no lugar dos membros e Chick, dotado de poderes telecinéticos.
Reprodução/Amazon
THE OUTSIDERS - VIDAS SEM RUMO
Clássico da literatura jovem, The Outsiders se passa na cidade de Tulsa, em Oklahoma, onde a rivalidade entre dois grupos cresce a cada dia. De um lado estão os Greasers, jovens com jaquetas de couro, cabelo com brilhantina e canivetes em punho. Já do outro lado da cidade estão os Socs, jovens ricos e privilegiados que conseguem se safar de tudo, inclusive, quando decidem espancar seus rivais.
Reprodução/Amazon
HAMLET
Um dos livros mais importantes da literatura mundial, Hamlet, a famosa tragédia escrita por Shakespeare, traz a história de um jovem príncipe que tem um encontro com o fantasma de seu pai. O fantasma diz que seu próprio irmão — agora casado com sua viúva —, foi o responsável pelo seu assassinado. Para testar a veracidade da informação, o príncipe cria um plano e finge uma brutal loucura para traçar sua vingança. No entanto, a aparente insanidade acaba causando grandes estragos.
Reprodução/Amazon
ALMOÇO NU
Reprodução/Amazon
A DIVINA COMÉDIA
Escrito por Dante Alighieri, A Divina Comédia é dividida em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. Considerada um dos maiores clássicos da literatura, a obra acompanha o poeta e seu companheiro Virgílio, que atravessam os tortuosos caminhos do Inferno e Purgatório até finalmente alcançarem o Paraíso.
Reprodução/Amazon
ON THE ROAD - PÉ NA ESTRADA
Reprodução/Amazon
MISTO-QUENTE
Quarto romance escrito por Charles Bukowski, Misto-quente conta com toques autobiográficos e é protagonizado por Henry Chinaski, um pobre de origem alemã que cresceu nos Estados Unidos da recessão pós-1929 e tem muitas espinhas, um pai autoritário, uma mãe passiva, nenhuma namorada e somente a perspectiva de servir de mão de obra barata em um mundo cada vez menos propício às pessoas sensíveis e problemáticas.
Reprodução/Amazon
O RETRATO DE DORIAN GRAY
Único romance escrito por Oscar Wilde, O Retrato de Dorian Gray acompanha Dorian, um homem que se encanta com a visão de mundo hedonista do aristocrata Henry Wotton, que considera que a beleza e a satisfação sexual são as únicas coisas que importam na vida. Envolvido nos novos pensamentos, Dorian resolve vender sua alma para que apenas um retrato seu pintado a óleo envelheça e desapareça, mantendo sua juventude eternamente.
Reprodução/Amazon
O ILUMINADO
Uma das obras mais famosas de Stephen King, O Iluminado traz a história de Danny Torrance, um menino capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Sua família é refém do mal, mas as coisas mudam quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel Overlook e todos os problemas da família parecem estar solucionados. No entanto, o Overlook não é um hotel comum, e espíritos malignos ainda residem nos corredores.
Reprodução/Amazon