Home
Entretenimento
PLAYLIST | Álbuns clássicos que completam 50 anos em 2023
Entretenimento

PLAYLIST | Álbuns clássicos que completam 50 anos em 2023

publisherLogo
Hollywood Forever TV
06/01/2023 18h27
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15367157/original/open-uri20230106-18-104wopo?1673031207
©Reprodução/Spotify
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O ano de 1973 foi certamente um dos mais generosos com os amantes da música. Repleto de discos que resistiram ao teste do tempo e, mesmo após décadas, continuam conquistando fãs de várias gerações, 1973 nos presenteou com grandes obras como Goodbye Yellow Brick Road, de Elton John, The Dark Side Of The Moon, da banda britânica Pink Floyd e o inesquecível Aladdin Sane, de David Bowie.

Pensando nisso, para celebrar — e relembrar — esses discos que tanto amamos, o NME listou 22 álbuns clássicos que completam 50 anos em 2023. Já dá o play e não se esqueça de adicioná-los à sua playlist! 👇


ALADDIN SANE - DAVID BOWIE

Aladdin Sane, o sexto álbum de estúdio do brilhante David Bowie, foi lançado em 13 de abril de 1973. Ele veio logo após o enorme sucesso de The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars, de 1972, e foi o primeiro álbum que Bowie lançou como um verdadeiro rock star.


GREETINGS FROM ASBURY PARK, N.J. - BRUCE SPRINGSTEEN

Lançado em 5 de janeiro de 1973 pela Columbia Records, Greetings From Asbury Park, N.J. foi o álbum de estreia responsável pelo enorme sucesso de Bruce Springsteen, que até aquele momento ainda era desconhecido. O álbum ganhou grande destaque ao longo daquele ano e sua poética chegou a ser comparada com Bob Dylan. Atualmente, Springsteen coleciona prêmios como vinte Grammys, quatro American Music Awards e um Oscar.


GOODBYE YELLOW BRICK ROAD - ELTON JOHN

Elton John presenteou os fãs com Goodbye Yellow Brick Road em 5 de outubro de 1973. Planejado originalmente para se gravado na Jamaica, os planos mudaram quando o cantor e sua banda chegaram ao país, devido a questões politicas da época. A mudança resultou em urgência e o artista precisou voltar ao castelo francês onde seus dois discos anteriores foram feitos. Por causa da mudança, a maioria das músicas do álbum foram escritas no dia em que foram gravadas.


RAW POWER - YGGY AND THE STOOGES

O terceiro álbum da banda de rock The Stooges surgiu em condições diferentes. Isso porque, a banda havia se separado tecnicamente na época, no entanto, quando Iggy Pop fechou um contrato solo com a Columbia, eles voltaram para fazer o memorável Raw Power, lançado em 7 de fevereiro de 1973.


THE DARK SIDE OF THE MOON - PINK FLOYD

Lendário! Lançado em 1 de março de 1973, The Dark Side Of The Moon, do Pink Floyd, fez história. Completamente inovador, o álbum sobre “coisas que deixam as pessoas loucas” proporcionou uma nova experiência musical para época devido à sua qualidade de áudio e conteúdo. O disco também foi um dos primeiros a falar sobre saúde mental, abordando as lutas do ex-membro e um dos fundadores da banda, Syd Barrett.


HOUSES OF THE HOLY - LED ZEPPELIN

Houses Of The Holy, o quinto álbum de estúdio da banda britânica Led Zeppelin, marca um ponto de virada musical para o grupo. Isso porque, eles começaram a usar mais camadas e técnicas de produção para suas músicas a partir do disco. Apesar de não ter sido muito bem recebido pela crítica na época, Houses Of The Holy, que foi lançado em 23 de março de 1973, foi reavaliado anos depois e considerado um verdadeiro clássico.


OOH LA LA - THE FACES

Considerado um dos melhores discos do ano, o clima entre a banda britânica The Faces não estava muito bom quando Ooh La La, seu último álbum de estúdio, foi lançado. Isso porque, Rod Stewart, um dos integrantes da banda, já havia iniciado sua carreira solo, o que fez o público enxergar os outros integrantes do grupo como sua banda de apoio. Dizem que Stewart não se importava com o álbum e que perdeu as duas primeiras semanas de gravação, além de sempre criticá-lo para a imprensa.


NEW YORK DOLLS - NEW YORK DOLLS

Álbum de estreia da banda de hard rock New York Dolls, o disco homônimo dividiu a opinião dos fãs, mas recebeu ótimas críticas e é considerado um grande clássico dos anos 70. Proporcionando uma experiência teatral da banda, o conteúdo do New York Dolls antecipou as observações andróginas e sociais da era punk que surgia naquela década.


LET’S GET IT ON - MARVIN GAYE

Considerado uma das mais importantes produções no gênero R&B e citado pela crítica especializada como "um dos álbuns mais românticos já gravados", em Let's Get It On, Marvin Gaye marca seu primeiro ingresso no gênero funk e na música romântica. Com elementos de soul, doo-wop e do subgênero quiet storm, no álbum, lançado em 28 de agosto de 1973, ele aborda sexo e amor em músicas profundas e sensuais.


QUADROPHENIA - THE WHO

Lançado em 19 de outubro de 1973, Quadrophenia é uma das duas óperas rock em larga escala da banda britânica The Who. Um dos álbuns mais inovadores da banda, Pete Townshend assumiu a direção de Quadrophenia e inventou uma história sobre Jimmy, um participante do movimento mod que tenta encontrar seu caminho de vida. Além disso, o protagonista da história sofre de personalidade quádrupla, cada uma delas associadas a um integrante da banda.


BAND ON THE RUN - PAUL MCCARTNEY AND WINGS

Band On The Run é o terceiro álbum da banda de rock anglo-americana Wings e o quinto álbum de estúdio de Paul McCartney após a separação dos Beatles. Para gravá-lo, eles se mudaram para à Nigéria, imaginando que seria um lugar relaxante e exótico e que isso refletiria nas gravações. No entanto, logo descobriram que não era bem assim. Apesar disso, as ideias funcionaram e resultaram em temas de libertação para o álbum.


PARIS 1919 - JOHN CALE

Diferente da natureza experimental de grande parte dos trabalhos anteriores de John Cale, Paris 1919, seu terceiro álbum solo após deixar a banda Velvet Underground, é conhecido por seu estilo de influência orquestral que enriqueceu às canções presentes no disco.


FOR YOUR PLEASURE - ROXY MUSIC

Lançado em 23 de março de 1973, For Your Pleasure é o segundo álbum de estúdio do grupo britânico de art rock e new wave Roxy Music. Alcançando o quarto lugar na parada de álbuns do Reino Unido, o disco marca a saída de Brian Eno da banda, que resolveu deixar o grupo logo após o fim da turnê For Your Pleasure, sendo substituído por Eddie Jobson.


HEART FOOD - JUDEE SILL

A cantora e compositora cult Judee Sill foi a primeira contratada do selo Asylum de David Geffen, em 1971, e Heart Food foi seu segundo - e último - lançamento no selo. Lançado com aclamação em março de 1973, a obra imortalizou para sempre o talento de Sill, que teve uma vida breve, mas marcante.


CATCH A FIRE - BOB MARLEY & THE WAILERS

Considerado um dos maiores álbuns de reggae de todos os tempos, Catch A Fire, de Bob Marley e da banda jamaicana The Wailers foi lançado em 13 de abril de 1973. A obra, que conta com canções como Concrete Jungle, Baby We Got a Date (Rock It Baby) e Midnight Ravers marcou o grande avanço internacional da carreira dos artistas.


TOUCH ME IN THE MORNING - DIANA ROSS

Vendendo mais de 650 mil cópias, Touch Me In The Morning foi o primeiro álbum que Diana Ross lançou após perder um Oscar para Liza Minnelli. Um dos grandes sucessos da artista, a obra influenciou diversas vozes femininas do pop que vieram em seguida.


INNERVISIONS - STEVIE WONDER

Deixando para trás suas baladas românticas e focando em questões com grande importância, como o racismo sistêmico e críticas ao presidente dos Estados Unidos da época, Richard Nixon, Innervisions é o décimo sexto álbum de estúdio do astro e foi lançado em 3 de agosto de 1973.


BERLIN - LOU REED

Trazendo a história de um casal que luta contra vícios e abuso e destacando temas como saúde mental, violência domestica e uso de drogas, o álbum Berlin, de Lou Reed, foi lançado em 5 de outubro de 1973 e, na época, não agradou os fãs e a crítica. No entanto, após ser reavaliado anos depois, ganhou seu lugar em diversas listas de clássicos.


SABBATH BLOODY SABBATH - BLACK SABBATH

Quinto álbum de estúdio da banda de heavy metal inglesa Black Sabbath, o disco Sabbath Bloody Sabbath é considerado um dos álbuns mais pesados ​​de todos os tempos. Com sintetizadores e cordas adicionadas às faixas, a banda resolveu manter coisas novas na obra lançada em 1 de dezembro de 1973.


IMAGINATION - GLADYS KNIGHT AND THE PIPS

Entrando em um território novo, com mais pop e R&B, o álbum Imagination foi o primeiro lançamento da banda Gladys Knight An The Pips com a gravadora Buddah Records. Sucesso imediato, o disco chegou a vender rapidamente um milhão de cópias.


CLOSING TIME - TOM WAITS

Álbum de estreia do cantor e compositor norte-americano Tom Waits, Closing Time apresentou o astro para o mundo como um músico poético enraizado no jazz. A obra ganhou seguidores cult rapidamente, apesar de algumas pessoas terem demorado para compreende-lá.


KILLING ME SOFLY - ROBERTA FLACK

Roberta Flack passou 18 meses trabalhando em Killing Me Softly, seu quinto álbum de estúdio. Toda a dedicação deu resultados, a obra acabou se tornando um de seus maiores sucessos e recebeu o prêmio de Gravação do Ano no Grammy de 1974.


HFTV NAS REDES SOCIAIS 👇

YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER
FACEBOOK | PODCAST | TIKTOK

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também