Anitta enfrenta Lira sobre projeto que retira direitos de minorias na política
ICARO Media Group TITAN
Anitta veio a público enfrentar, mais uma vez, o presidente da Câmara, Arthur Lira. Dessa vez, a cantora questiona sobre um novo projeto que está sendo debatido no parlamento. Sob o nome de PEC da Anistia, o Projeto de Emenda constitucional tende a retirar direitos das mulheres, indígenas e negros, além de comprometer os avanços nas políticas de inclusão das minorias brasileiras em cargos políticos.
O projeto propõe uma alteração na porcentagem mínima de representatividade de mulheres, indígenas e negros nos partidos políticos. Para Anitta, essa proposta é um retrocesso, uma vez que as mulheres e as minorias já possuem pouca voz na política brasileira.
Segundo Anitta, a proposta está pautada para ser discutida nesta quarta-feira, dia 19 de junho. Essa informação foi confirmada por autoridades brasileiras, que também expressaram sua indignação com esse novo movimento político que vai contra os direitos das mulheres.
"MAIS UM ATENTADO CONTRA AS MULHERES Uma semana após a urgência relâmpago do PL do Estupro, a Câmara pauta a (PEC) 9/23, conhecida como PEC da Anistia. A proposta de emenda à Constituição prevê perdão aos partidos políticos que não cumpriram a cota mínima de recursos para candidatura em razão de sexo, sexualidade e raça nas eleições, estaria perdoado. Sendo assim, acabariam com quaisquer punições aos partidos que não cumpriram a regra por razão de raça e o acréscimo proporcional de mínimo 30% para as candidaturas de mulheres o pleito de 2022, válido para Câmara dos Deputados, nas Assembleias Legislativas, na Câmara Legislativa e nas Câmaras Municipais. Esta seria a maior anistia da história, podendo alcançar o valor de R$ 23 bilhões se o texto for aprovado"
Após Anitta se posicionar publicamente, um texto foi enviado para a comunidade artística, demonstrando repúdio ao parlamento brasileiro.
Essa proposta visa perdoar os partidos políticos que não cumpriram a cota mínima de representação de mulheres, indígenas e negros nas eleições, eliminando qualquer punição e a obrigação de aumentar a participação desses grupos no pleito de 2022. A relatoria da PEC da Anistia foi atribuída ao deputado Antônio Carlos Rodrigues, do Partido Liberal (PL) de São Paulo.
Diante desse cenário, a cantora Anitta conclama a população a se mobilizar e não deixar esse projeto passar, ressaltando a importância de se ter mais representatividade de indígenas, negros e mulheres na política brasileira.
Quer ficar informado? Participe do nosso canal no WhatsApp