Trailer de 'Megalopolis' causa polêmica com falsas citações críticas
ICARO Media Group TITAN
A produtora Lionsgate divulgou nesta quarta (21) o aguardado primeiro trailer do novo filme do diretor Francis Ford Coppola, "Megalopolis". No entanto, além da impressionante estética e das grandes atuações exibidas na prévia, o que chamou ainda mais a atenção foram as polêmicas frases utilizadas para abrir o vídeo.
No trailer, é possível perceber uma espécie de provocação à crítica, pois são exibidas opiniões negativas de alguns dos principais nomes do jornalismo americano sobre filmes clássicos e aclamados de Coppola. No entanto, surge um problema: nenhuma dessas citações é verdadeira.
Apesar de alguns dos analistas citados terem de fato criticado os trabalhos de Coppola, nenhuma das palavras colocadas entre aspas na prévia de "Megalopolis" foi utilizada por eles para classificar os longas anteriores do diretor. Por exemplo, Pauline Kael, a quem o vídeo atribui críticas ao filme "O Poderoso Chefão" como "enfraquecido pela sua pretensão artística", na realidade nunca classificou a obra dessa maneira. Pelo contrário, ela elogiou o trabalho artístico de Coppola, ressaltando que o cineasta melhorou consideravelmente o livro de Mario Puzo.
Assim como Kael, o crítico Andrew Sarris também não utilizou a expressão "filme desleixado e auto-indulgente" para se referir a "O Poderoso Chefão", embora seja conhecido por suas opiniões mais ácidas sobre o trabalho de Coppola. Da mesma forma, ao procurarmos pelo texto de Vincent Canby sobre "Apocalypse Now", descobrimos que o escritor não chamou o épico de "vazio no núcleo", apesar de ter uma opinião mista sobre o filme.
Ao pesquisar pelas frases nas publicações citadas, percebe-se que as falsas citações se multiplicam. Rex Reed, por exemplo, embora não tenha gostado muito de "Apocalypse Now", não descreveu o filme como "um lixo de proporções épicas". Mesmo Roger Ebert, que elogiou o filme "Drácula de Bram Stoker" em sua crítica, teve suas palavras deturpadas no trailer, sendo atribuída a ele a citação "um triunfo do estilo sobre a substância", que não condiz com sua análise original.
Diante das polêmicas suscitadas pelo trailer e acusações de distorcer o trabalho dos críticos para promover o filme, a Lionsgate decidiu, ainda nesta quarta-feira, retirar o trailer de seus canais oficiais. Em comunicado, a empresa afirmou: “Oferecemos nossas sinceras desculpas aos críticos envolvidos e a Francis Ford Coppola e à American Zoetrope [a produtora de Coppola] por esse erro indesculpável em nosso processo de verificação. Nós pisamos na bola. Pedimos desculpas” (em tradução livre).
Nas redes sociais já começa a circular a teoria de que as falsa citações foram geradas por inteligência artificial. No entanto, essa informação não foi confirmada pela Lionsgate ou pela American Zoetrope.
De qualquer maneira, o trailer ainda pode ser visto em canais não oficiais, mas é preciso levar em conta que sua exibição pode ser suspensa a qualquer momento.
Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .