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Estilista da Seleção Brasileira revela detalhes dos ternos usados pela equipe na Copa do Catar
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Estilista da Seleção Brasileira revela detalhes dos ternos usados pela equipe na Copa do Catar

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Manequim
28/11/2022 21h34
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https://timnews.com.br/system/images/photos/15314898/original/open-uri20221128-18-12pin4o?1669671898
© CBF/Lucas Figueiredo
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Para apresentação do time fora de campo, é comum que os membros da delegação de um país optem por trajes mais elegantes, sendo os conjuntos de alfaiataria uma das principais opções. E durante a Copa do Mundo 2022 e com a Seleção Brasileira, não foi diferente!

Nesse ano, a delegação vestiu ternos em tons de cinza-claro, com detalhes que remetem ao mundial, que ocorre no Catar, no Oriente Médio. Além disso, o visual ainda conta com camisas de linho em gola Mao e uma echarpe de algodão, remetendo aos lenços da região.

O responsável pelos looks formais da delegação brasileira é o alfaiate Ricardo Almeida, dono da grife de mesmo nome. Em entrevista ao portal Exame , então, ele deu mais detalhes sobre as peças, que ainda contam com elementos ligados ao país sede e o esporte.

Estilista da Seleção Brasileira revela detalhes dos ternos usados pela equipe na Copa do Catar

“As duas bandeiras são compostas de elementos geométricos. A estética do Catar encontra os elementos da arte indígena e da natureza brasileira, junto com as taças dos mundiais e bolas de futebol. Uma estampa rica em detalhes e homenagens ao país sede”, portanto, explica sobre a estampa presente no forro dos ternos.

Além disso, ele destacou a importância de fugir do tradicional, adaptando as vestimentas para o clima do Catar – por isso optando pelo linho – e trazer, ao mesmo tempo, a identidade dos jogadores brasileiros.

Com todos os trajes feitos sobre medida, Ricardo, que vestiu a Seleção na Copa da Rússia em 2018, explica como a alfaiataria desconstruída, crescente nos últimos anos, também influenciou o visual. “Moda é um reflexo comportamental da sociedade. Com a pandemia, as roupas ficaram mais soltas e o conforto passou a ser ponto essencial para decisão de compra. Para criar é necessário levar em consideração a atmosfera do momento”, por fim, frisou.

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