Rejane Schumann será cuidada por sobrinha após ser encontrada em estado desumano
Márcia Piovesan

A ex-atriz da TV Globo Rejane Schumann, de 74 anos, foi encontrada em condições precárias em seu apartamento no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS). Ela vivia sem comida, água e luz, em um espaço insalubre, e apresentava sinais de demência. Agora, a idosa passará a ser cuidada por uma sobrinha, que assumiu oficialmente sua tutela.
A informação foi confirmada ao portal LeoDias pelo delegado Cesar Carrion, responsável pela apuração. “A sobrinha prestou depoimento, comprometendo-se a cuidar da tia. Ela não sabia das condições em que a tia vivia, estavam há anos sem contato. Agora, disse que vai cuidar”, declarou.
Com o compromisso assumido, a polícia encerrou o caso, que foi inicialmente acionado após denúncia de uma ativista da causa animal.
O resgate
Na quarta-feira (3), a protetora Deise Falci relatou nas redes sociais como encontrou a atriz, após atender, junto com a Polícia Civil, um chamado de maus-tratos a animais. O apartamento estava tomado por sujeira e sem mantimentos, com um odor forte que podia ser sentido do portão do prédio.
Segundo Deise, a ex-atriz estava extremamente fragilizada, vivendo sem produtos de limpeza e jogando fezes dos cães pela janela. Os animais foram resgatados, e um dos cachorros apresentava quadro de sarna. “Os animais irão para adoção”, contou a ativista.
Trajetória na TV
Rejane Schumann foi um rosto marcante da televisão brasileira nos anos 1970. Atuou em novelas como O Feijão e o Sonho (1976), Espelho Mágico (1977), Dancin’ Days (1978) e Pai Herói (1979), consolidando seu nome na teledramaturgia da época.


