Personal trainer fala sobre importância do exercício físico na menopausa
Máxima
Por volta dos 40 anos, muitas mulheres começam a sentir os efeitos da menopausa em seu corpo, que corresponde ao fim da menstruação. De acordo com o personal trainer Cássio Fidlay, exercitar-se regularmente pode minimizar complicações de saúde associadas a esse período, entre elas a osteoporose.
"Quando chega esse período da mulher, existem diversos fatores que acarretam indisposição, como a falta de hormônios, a falta de libido, a falta de vontade de se exercitar e se movimentar. Com a baixa produção ou a falta de hormônio, acontece o início da osteopenia que consequentemente pode se tornar uma osteoporose. Mas para isso não acontecer é preciso ter uma suplementação de reposição hormonal.", explicou.
O especialista continuou: "Porém, novos estudos já comprovaram que uma boa alimentação, combinados com exercícios físicos, faz com que você simule uma produção de hormônios natural do seu corpo para que você consiga ter uma disposição quando chega nesse período da menopausa".
O personal listou alguns exercícios que ajudam a retardar o processo de menopausa e explicou o motivo de suas indicações.
“Indico exercícios multiarticulares que trabalham mais de uma articulação e por consequência, mais de um músculo. Ou seja, você trabalha a musculatura esquelética e a musculatura profunda, que gera equilibro para seu corpo, fazendo com que você fique muito mais produtiva e tenha uma longevidade durante anos. Fazendo isso, você consegue sim retardar o processo de menopausa no seu corpo”, disse Cássio.
O especialista ainda colocou quais exercícios devem ser feitos em sequência:
- Agachamento
- Afundo
- Remada curvada
- Flexão de braços
- Desenvolvimento
- Abdominal
- Ponte ventral, conhecida por “Prancha”