4 referências históricas presentes em Crepúsculo
Recreio
Um dos pontos mais fascinantes sobre os vampiros é que eles são seres imortais. No entanto, os personagens da saga Crepúsculo muitas vezes acabam descrevendo essa imortalidade como algo negativo. Mesmo não gostando muito do fato de viverem milhares de anos, os membros do clã Cullen vivenciaram grandes momentos históricos.
Confira alguns dos anos que marcaram a história da humanidade e os personagens criados por Stephenie Meyer puderam vivenciar.
1. Antiga Grécia (1340 a.C.)
O período mais antigo que foi citado nos livros de "Crepúsculo" é a Grécia Antiga. Isso porque foi em 1340 a.C que Aro, o líder dos Volturi, nasceu. Ele e sua família são considerados os vampiros mais antigos do mundo, e possuem origem grega.
2. Guerra Civil Americana (1861 — 1865)
Tanto nos livros quando nos filmes, os fãs ficaram sabendo que Jasper, vivido nas telonas por Jackson Rathbone, viveu intensamente os conflitos da Guerra Civil Americana, nos EUA, entre os anos de 1861 — 1865.
Essa guerra se iniciou quando os estados do Sul dos Estados Unidos quiseram se separar do restante do país, com a abolição da escravidão sendo um dos principais motivos para a separação. Na trama, Jasper lutou ao lado do Exército Confederado, ou seja, o futuro namorado de Alice batalhava pela separação do território sulista.
Em 1863, ele foi transformado por uma vampira conhecida como Maria. A partir disso, ele começou a treinar recém-criados, para formar um exército. No universo de Crepúsculo, os vampiros também estavam em guerra. Jasper conta toda a sua história a Bella nos acontecimentos de “Eclipse”, terceiro livro e filme da franquia.
3. Pandemia de Gripe Espanhol (1918)
Um dos momentos históricos mais importantes para a trama de Crepúsculo foi a pandemia da Gripe Espanhola, que contou com três fortes ondas entre 1918 e 1919. Isso porque foi durante esse período que Edward foi transformado em vampiro por Carlisle.
Quando era ainda humano, Edward contraiu a gripe espanhola. Ele seria mais uma das vítimas fatais do vírus que, no mundo real, causou a morte de 50 milhões de pessoas. Contudo, Carlisle decidiu transformá-lo em vampiro para que ele pudesse sobreviver a pandemia.
4. A Grande Depressão (1929)
Apesar de não sido muito explorada nos livros, foi durante a Grande Depressão que Rosalie nasceu. Ela veio ao mundo em 1915 e, como humana, viveu a crise econômica de 1929, a maior de todas na história dos Estados Unidos, e que durou até meados da década de 1930.
É revelado na história que a família de Rosalie não sofreu muito com a crise, uma vez que o pai dela trabalhava em um banco, o que ajudou a família a terem condições boas para aquela época.