5 curiosidades sobre 'Aladdin' que talvez você não sabia
Recreio
No ano de 1992, a Disney lançava a animação “Aladdin”, longa que acompanha a história de um plebeu pobre que se apaixona pela princesa de Agrabbah, e conta com a ajuda de um gênio de 10 mil anos que estava preso em uma lâmpada mágica para conquistar a garota e enfrentar o vilão Jafar, que está tentando roubar o trono do reino para se tornar o Sultão.
Sendo uma das clássicas produções do estúdio criado por Walt Disney, a trama que apresenta a princesa Jasmine arrecadou cerca de 504 milhões de dólares em bilheteria mundial, além de ter recebido duas sequências: “Aladdin e O Retorno de Jafar”, em 1994, e “Aladdin e os 40 Ladrões”, em 1996.
Se você também é fã da história de Aladdin, confira 5 curiosidades que todo mundo precisa saber!
1. Mãe de Aladdin
Logo no início do filme, descobrimos que Aladdin é órfão, porém, esse fato quase foi diferente no rascunho original. Isso porque, conforme repercutido pelo portal ScreenRant, a mãe do protagonista estava presente no primeiro roteiro, e era responsável pela lição principal da trama. De acordo com o portal, o filme falaria sobre respeitar sua mãe, e fazer boas escolhas.
O cineasta Jeffrey Katzenberg foi o responsável por tirá-la do projeto, após perceber que os roteiristas estavam com dificuldade de continuar a história. Com sua saída, a música “Proud of Your Boy” também acabou sendo descartada, porém, foi recuperada anos depois na adaptação da trama para o musical da Broadway.
2. Inspirado em um ator famoso
Muitas pessoas consideram Aladdin como um dos príncipes mais bonitos da Disney — e sua beleza possui uma grande justificativa por trás. Isso porque a aparência física do personagem foi inspirada em um dos grandes galãs de Hollywood, o ator Tom Cruise.
3. Única opção
Hoje em dia, é praticamente impossível imaginar a história de Aladdin sem a presença do Gênio, que conseguiu se tornar um dos pontos altos do filme — mas isso quase aconteceu. Isso porque o personagem foi inspirado inteiramente no falecido ator e comediante Robin Williams, e feito exclusivamente para ele. Caso a negociação para sua participação tivesse dado errado, é muito provável que o Gênio fosse apenas descartado da história.
4. Tudo de improviso?
Além de ter ganhado um personagem inteiramente inspirado nele, Robin Williams ainda teve a liberdade de improvisar os diálogos do Gênio sempre que achasse necessário. Segundo o ScreenRant, por esse motivo, quase todas as falas do melhor amigo de Aladdin surgiram direto da mente brilhante do ator, inteiramente no improviso.
5. Outro Jafar
Na dublagem original em inglês, o ator Jonathan Freeman foi o responsável por emprestar a voz ao terrível Jafar, vilão que tenta a todo custo se tornar o Sultão de Agrabbah. Contudo, outro grande astro de Hollywood quase assumiu o papel: Sir Patrick Stewart. Na verdade, a Disney também teria o oferecido papeis em “O Rei Leão” e “A Bela e a Fera”, porém, Patrick precisou rejeitar todas as ofertas pois, na época, estava trabalhando em “Star Trek: The Next Generation”.