5 detalhes escondidos nos filmes do Shrek
Recreio
A franquia de filmes de Shrek foi um dos maiores sucessos dos anos 2000. O filme apresenta um ogro que vive em um universo de conto de fadas totalmente diferente do que vemos nos filmes da Disney, sendo mais irônico e mostrando que nem tudo é perfeito.
Em todos os longas, existem easter eggs, referências e brincadeiras escondidas que nem todo mundo percebeu — inclusive, algumas delas podem mudar o seu ponto de vista sobre a história. Dessa forma, a Recreio trouxe alguns dos detalhes escondidos ao longo dos quatro filmes de Shrek. Confira!
1. Lua da DreamWorks
“Shrek” é uma produção da DreamWorks e, logo na primeira cena do longa, existe uma referência ao estúdio. Na porta do banheiro de onde o ogro surge nos primeiros instantes da história tem uma pequena lua crescente, que é o logotipo do estúdio.
2. Livro de Receitas
Você já se perguntou o que aconteceu com os cavalheiros que tentaram salvar a Fiona, antes do Shrek? A resposta estava no filme o tempo todo!
Em um determinado momento, quando Shrek e Fiona estão tentando sair da torre, é possível ver no canto que existe um livro de receitas gigante, aberto em uma página onde se ensinava a cozinhar cavalheiros.
É provável que quem fazia esse “prato” era a Dragoa, isso por conta do tamanho do livro e do caldeirão que está na mesma cena.
3. Referência a Matrix
Na cena em que Fiona confronta Robin Hood e seus homens, existe um momento onde a cena congela e a câmera gira em 180º, antes que ela termine o movimento. Isso é uma referência a famosa cena de luta de Matrix.
4. Irmãos Grimm
A maioria dos contos de fadas que conhecemos foram criados pelos Irmãos Grimm. Dessa forma, em algum dos filmes do Shrek, uma referência aos irmãos seria obrigatória, já que toda a franquia é uma grande paródia dessas histórias.
Em uma cena de “Shrek 2”, a Fada Madrinha diz a Shrek: “Em nome de Grimm, o que está fazendo aqui?” e essa acaba sendo a referência aos irmãos, como se eles fossem os deuses de todo esse universo.
5. A Maçã Envenenada ou Feliz?
Em “Shrek 2” conhecemos a taverna A Maçã Envenenada, um lugar frequentado pelos vilões que moram em Tão Tão Distante. O que muitos não notaram é que em “Shrek Para Sempre” o lugar está totalmente diferente.
No começo do quarto filme da franquia, acompanhamos a festa de aniversário dos trigêmeos de Shrek e Fiona, que acontece na mesma taverna do segundo filme. Contudo, o lugar não é mais voltado para os vilões e se chama A Maçã Feliz, mudando também sua aparência.