5 faixas de k-pop com referências a músicas clássicas
Recreio
Com o passar dos anos, o k-pop vem se tornando cada vez mais popular ao redor do mundo. Grupos como BLACKPINK, BTS, TWICE, Stray Kids, entre muitos outros, estão conquistando cada vez mais fãs em diferentes partes do planeta, além de lotar arenas e vender milhões de álbuns.
Além de contar com diferentes ritmos atuais em suas faixas, diversos astros do pop sul-coreano também já decidiram incrementar elementos de músicas clássicas memoráveis aos seus trabalhos. Relembre algumas!
1. Shut Down – BLACKPINK (La Campanella — Niccolò Paganini)
Sendo a title track de seu mais recente full-album, o “BORN PINK”, a música “Shut Down” é inteiramente produzida com um sample de “La Campanella”, de Niccolò Paganini. Neste ano, em uma performance realizada em um evento na França, o grupo se apresentou ao lado de uma orquestra, que tocou parte da versão original.
2. Feel My Rhythm – Red Velvet (Air on the G String — Bach)
Contando com referências clássicas até no MV, “Feel My Rythm” foi inspirado na obra “Air on the G String”, de Bach, sendo inteiramente planejado e produzido no formato de uma ópera, conforme divulgado pela própria SM Entertainment, responsável pelo grupo.
3. Good Night – Dreamcatcher (Suíte No. 7 em Sol menor — Händel)
Conhecido por contar com grandes influências de rock em suas músicas, o Dreamcatcher também já incorporou sample de música clássica em uma de suas produções. A faixa em questão é “Good Night”, lançada em 2017, e que faz referência à "Suíte No. 7 em Sol menor", do alemão Georg Friedrich Händel.
4. Lie – BTS (La Vida Breve — Manuel de Falla)
Logo no início de “Lie”, b-side do BTS lançada no ano de 2016, é possível notar claramente o sample da música “La Vida Breve”, do compositor espanhol Manuel de Falla.
5. Fantasy – VIXX (Moonlight Sonata — Beethoven)
“Fantasy”, do VIXX, lançada em 2016, apresenta um sample da sonata No. 14 "Moonlight Sonata", de Beethoven. Porém, outra grande referência à música do lendário compositor está no título. Isso porque, originalmente, a música se chamava “Quasi una fantasia”.