5 filmes da Disney baseados em livros que você precisa assistir
Recreio
Há 100 anos, a Disney vem atraindo uma legião enorme de fãs apaixonados por suas produções, responsáveis por unir famílias inteiras em todas as partes do mundo.
No entanto, diferente do que muitos imaginam, algumas dessas histórias não surgiram diretamente das mentes criativas dos produtores e roteiristas, mas sim se tornaram adaptações de obras literárias lançadas anos antes de sua estreia no cinema.
Pensando nisso, a Recreio separou uma lista imperdível de 5 filmes da Disney que foram inspiradas em livros!
1. Pinóquio
A história sobre o boneco de madeira mais querido do mundo foi inspirada no livro “As Aventuras de Pinóquio”, lançado em 1881, e escrito por Carlo Cllodi. Naquela época, a trama foi publicada no formato de série, se tornando uma das primeiras revistas semanais da Itália dedicadas para crianças. O filme da Disney, no entanto, só chegou aos cinemas em 1940.
2. 101 Dálmatas
“101 Dálmatas” é um dos maiores sucessos da Disney, recebendo versões tanto em animação quanto em live-action. A trama sobre os dálmatas Pongo e Prenda, e seus donos Roger e Anita, foi inspirado em um livro lançado em 1956 pela escritora Dodie Smith. A história original, porém, continha algumas cenas diferentes, que foram adaptadas para ficar mais a cara da Disney.
3. O Corcunda de Notre Dame
Victor Hugo, um dos maiores escritores da França, é o autor responsável por escrever o livro de “O Corcunda de Notre Dame”, publicado em 1831. No entanto, diferente da animação lançada em 1996, o livro não foca em Quasímodo, mas sim na própria catedral de Notre Dame.
4. Tarzan
A história original de “Tarzan”, animação lançada pela Disney em 1999, foi publicada através de 24 livros, entre os anos de 1912 e 1966, sendo escritos pelo autor norte-americano Edgar Rice.
5. As Crônicas de Nárnia
Nos anos de 2005, 2008 e 2010, a Disney lançava os filmes da franquia “As Crônicas de Nárnia”, inspirados nos livros do autor britânico C.S. Lewis, que teve sua primeira publicação em 1950, e que conta a história da terra mágica de Nárnia. No entanto, diferente do que muitos pensam, o estúdio não adaptou todos os livros da franquia, apresentando apenas parte da trama presente na obra.