5 versões de clássicos de Natal que talvez você nunca tenha visto
Recreio
Com a chegada do Natal, muitas famílias já separam suas pipocas para conferir alguns clássicos filmes natalinos ao lado das pessoas que mais amam. Além de comer comidas deliciosas, decorar a casa e abrir presentes, a época também é perfeita para se divertir com os familiares assistindo a uma boa programação.
Ao passar dos anos, alguns clássicos contos famosos no mundo inteiro ganharam versões cinematográficas, que também fizeram sucesso nas telonas internacionais. No entanto, algumas dessas adaptações podem não ser tão conhecidas pelo público.
Por isso, a Recreio separou 5 adaptações de clássicos de natal que talvez você nunca tinha visto. Confira!
1. Rudolph, a rena do nariz vermelho (1948)
Antes do lançamento do clássico filme em stop-motion de 1964, “Rudolph, a rena do nariz vermelho” teve uma outra versão em 1948. A animação em formato 2D foi feita por Max Fleischer, e foi inspirado na história de 1939, e não na música infantil de mesmo nome.
2. O Quebra-Nozes: O Filme (1986)
Em algum momento da vida, você, com certeza, já assistiu à alguma adaptação de “O Quebra-Nozes”. A história foi criada no ano de 1816 por E. T. A. Hoffmann, e ganhou popularidade após ser transformada em um espetáculo de balé por Pyotr Ilyich Tchaikovsky.
Apesar de possuir inúmeras adaptações famosas por aí, uma que quase ninguém lembra é a de 1980, que foi inspirada na obra de Tchaikovsky, e se trata de uma produção teatral filmada.
3. A Rainha da Neve (1957)
O conto infantil “A Rainha da Neve”, escrito por Hans Christian Andersen em 1844, foi o responsável por inspirar a animação “Frozen”, da Disney. No entanto, o que muitos não sabem é que a história já havia recebido uma adaptação animada anos antes, em 1957.
Cena da animação A Rainha da Neve (1957) / Crédito: Reprodução/Soyuzmultfilm/Universal Pictures
A animação foi produzida pelo estúdio soviético Soyuzmultfilm, e lançado durante a Guerra Fria, e adquirido pela Universal Pictures tempos depois. Ele foi o responsável por, na época, unir as culturas entre a URSS e o USA, e ajudar a diminuir a tensão entre os países.
4. A Noite Antes do Natal (1905)
O curta-metragem “A Noite Antes do Natal”, lançado em 1905, é uma adaptação inspirada nos versos clássico poema natalino “Twas the Night Before Christmas”, de Clement Clarke Moore, publicado em 1823.
5. Os Fantasmas de Scrooge (A Christmas Carol) (1938)
A obra de Charles Dickens, “A Christmas Carol”, conhecida popularmente no Brasil como “Os Fantasmas de Scrooge”, já recebeu dezenas de adaptações para o teatro e cinema. Uma das primeiras a ser lançadas foi o longa de 1938, sendo o responsável por transformar a história em algo mais familiar, após retirar cenas mais maduras da trama.