65 anos depois: Relembre como Chico Bento foi criado
Recreio
Nesta quinta-feira, 9, estreia nos cinemas o filme 'Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa', live-action do amado personagem da Turma da Mônica, vivido pelo ator e influenciador mirim Isaac Amendoim. Na trama, o arrogante coronel Dotô Agripino e seu mimado filho Genesinho colocarão em risco a goiabeira de Nhô Lau, fazendo com que Chico precise se unir aos seus amigos para salvar a árvore em uma aventura cheia de aventuras e confusões.
Em 1º de julho, a Turma da Mônica celebra o aniversário de Francisco Antônio Bento, o Chico Bento, adorado personagem criado por Mauricio de Sousa que vive uma vida simples no sítio e possui um enorme coração, considerado por seu criador como a “representação da sabedoria popular no interior do Brasil”.
Chico Bento surgiu no ano de 1960, quando a Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC) enviou um pedido ao quadrinista pedindo para que ele criasse um gibi que apresentasse como é a vida no campo, conforme explica o portal O POVO.
Os primeiros personagens criados a partir desse pedido foram Hiroshi e Zezinho, porém, Mauricio ainda sentia que necessitava de mais pessoas. “Criei um personagem bem diferente, talvez meio inspirado no Jeca Tatu do Monteiro Lobato. Os traços no novo personagem eram muito diferentes do Chico atual. Eu demorei um pouco para ir atenuando e arredondando as formas até chegar ao Chico Bento que vocês conhecem”, disse o criador em entrevista ao O POVO.
Assim como outros personagens da turminha, Chico também contou com inspiração na vida pessoal de Mauricio. Seu nome foi uma homenagem ao tio-avô do quadrinista, que ele não chegou a conhecer. Em uma entrevista no ano de 1998, ele explicou:
“Chico Bento é o nome de um meu tio-avô que não cheguei a conhecer. Vivia nas histórias que minha avó contava dos seus tempos de vivência na fazenda da família, no atual bairro do Taboão. Segundo a vó Dita, Chico Bento era um homem superdivertido, gozador, juntamente com seu irmão gêmeo, Zé Bento”.
Por outro lado, as histórias já foram baseadas nas próprias aventuras de Maurício. Ao Globo Rural, ele disse: “Eu gostava de pisar no barro, na grama, subir em árvore para pegar fruta no pé. Principalmente goiaba. E cabulava aula para nadar no rio, e fazia isso pelado, para não molhar o uniforme. Tive uma infância muito gostosa e livre. Com brincadeiras saudáveis, algumas meio perigosas e outras que eu não confessava para a minha mãe. Mas lógico que com isso aprendi tudo para escrever as histórias do Chico”.
Com o fim da revistinha corporativa da Cooperativa Agrícola de Cotia, em 1963, Chico Bento fez sua estreia oficial como personagem secundário das tirinhas de Hiroshi e Zezinho, publicadas no jornal Diário da Noite, de São Paulo. Já seu primeiro gibi como protagonista só chegaria anos depois, sendo publicado em 1982.
Ao passar dos anos, além de apresentar às crianças histórias extremamente divertidas, as tramas de Chico Bento também passaram a abordar assuntos importantes, como a preservação ambiental. Por isso, em 2014, a organização brasileira WWF Brasil o nomeou como o Embaixador do Pantanal, com o intuito de ajudar na luta contra o desmatamento do bioma e na preservação e recuperação das nascentes.
Assim como o resto da turminha, que cresceu na franquia de “Turma da Mônica Jovem”, Chico Bento também ganhou seu próprio gibi como um garoto mais velho. “Chico Bento Moço” chegou às prateleiras em 2013, e mostra o personagem ainda como um menino do interior, mas que agora pensa em seu futuro e cursa Agronomia na faculdade, para conseguir aplicar seus aprendizados em sua própria plantação.
Agora, Chico também ganhou uma versão em live-action. Vivido pelo influenciador Isaac Amendoim, "Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa", estreou hoje, 9, e apresenta o personagem ao lado de seus amigos Zé Lelé (Pedro Dantas), Tábata (Lorena de Oliveira), Hiro (Davi Okabe) e Zé da Roça (Guilherme Tavares), após a “maraviosa” goiabeira de Nhô Lau (Luis Lobianco) ser colocada em risco pelo coronel Dotô Agripino (Augusto Madeira) e seu filho Genesinho (Enzo Henrique).
Leia também: Por que só o Chico Bento tem dedos nos pés na Turma da Mônica?