70 anos de Peter Pan: Qual é a história que deu origem a ‘Peter Pan & Wendy’?
Recreio
Chegando ao catálogo do Disney+ amanhã, 28 de abril, ‘Peter Pan & Wendy’, o novo live-action da Casa do Mickey conta com a direção de David Lowery e é estrelada por Jude Law, Alexander Molony, Ever Anderson, Yara Shahidi, entre outros. Relembre o trailer!
A trama apresenta Wendy Darling, uma jovem com medo de deixar seu lar de infância para trás, que conhece Peter Pan, um menino que se recusa a crescer. Com seus irmãos e a fada Tinker Bell, ela viaja com Peter para o mundo mágico da Terra do Nunca. Lá, ela encontra o pirata perverso, Capitão Gancho, e embarca em uma aventura emocionante que vai mudar sua vida para sempre.
Qual é a história que deu origem a ‘Peter Pan & Wendy’?
O novo filme que traz o menino que se recusa a crescer em carne e osso é uma adaptação da clássica animação lançada em 1953, trazendo um enredo semelhante ao do desenho original, para a alegria dos fãs, que terão a oportunidade de reviver a magia da história em formato live-action 70 anos após o lançamento do desenho que marcou a vida de muitas crianças e adultos ao longo das décadas.
A história da animação gira em torno de Peter Pan, o garoto que é o protagonista das histórias contadas por Wendy para seus irmãos Miguel e João, os surpreendendo ao aparecer na janela de casa do trio. Peter, então, leva-os para o mundo mágico da Terra do Nunca, onde ele, Sininho, os Garotos Perdidos e um maquiavélico pirata, conhecido como Capitão Gancho, que jurou se vingar de Peter, vivem.
Sob o comando dos diretores Hamilton Luske, Clyde Geronimi e Wilfred Jackson, ‘Peter Pan’ conta com nomes como Bobby Driscoll, Kathryn Beaumont, Hans Conried, Paul Collins e Tommy Luske em seu elenco de dublagem. No ano de seu lançamento, o longa foi indicado na categoria Palma de Ouro de Melhor Filme no Cannes®.
Vale lembrar que a animação foi também o 14º filme da Disney Animated Canon, que também conta em sua lista com outros grandes clássicos como Branca de Neve e os Sete Anões (1937), Pinóquio (1940), Dumbo (1941), entre outros - todos disponíveis com exclusividade no Disney+.
O que faz ‘Peter Pan’ ser mágico e inesquecível
Existem muitos pontos da história de Peter Pan foram marcantes para quem assistiu o desenho e ajudaram a moldar o imaginário popular sobre o personagem e seu mundo. Manter viva sua criança interior é, sem dúvidas, a maior mensagem do filme, sendo seguida por muitos fãs até hoje. Além disso, momentos como a viagem até a Terra do Nunca, na qual Peter Pan e as crianças voam até lá pela primeira vez, e personagens como a Sininho marcaram uma geração.
Não há como deixar de citar também a luta épica de Peter Pan contra o Capitão Gancho, onde a rivalidade entre eles - que é, inclusive, uma das tramas principais do filme - chega em seu ápice e a cena é cheia de ação, emoção e aventura, com direito a espadas, piratas voadores e, claro, o crocodilo Tic Tac.
E como esquecer da clássica canção “A Voar”? Dentre as canções compostas pelos responsáveis pela trilha sonora da animação - Sammy Fain, Sammy Cahn, Frank Churchill, Winston Hibler e Ted Sears - essa com certeza é a mais marcante.
Tudo começou nos palcos
Ainda que a animação tenha sido lançada 80 anos atrás, a história do personagem é ainda mais antiga. Em 1904 foi apresentada pela primeira vez a peça teatral “Peter Pan, ou O Menino Que Não Queria Crescer”, escrita pelo dramaturgo britânico J. M Barrie. Hoje, a Biblioteca Nacional de Nova Iorque, localizada em Manhattan, guarda a versão manuscrita original da obra que inspirou a Disney a criar 'Peter Pan' em 1953 e 'Peter Pan & Wendy', em 2023.