A camisa do Brasil sempre foi amarela?
Recreio
Entrando em campo com o tradicional uniforme verde e amarelo, o Brasil venceu a Suíça por 1 a 0 nesta segunda-feira, 28, conquistando assim a aguardada vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo, e gerando muita comemoração dentro e fora de campo após uma partida suada.
Com a vitória garantida através do gol de Casemiro, as cores da bandeira presentes no uniforme da seleção brilharam no gramado novamente, trazendo esperança de que a camisa amarelinha que carrega os 5 títulos mundiais de futebol, receba o seu sexto ainda esse ano. Mas, sabia que o uniforme dos jogadores nem sempre teve essa coloração?
Deu branco
A primeira partida de futebol disputada pela seleção brasileira foi realizada em 1914, logo após oito associações se unirem para a criação da Federação Brasileira de Sports (FBS). No entanto, ao invés de entrarem em campo com o uniforme colorido já conhecido, os jogadores utilizavam calções, meiões e camisas de uma única cor: o branco.
Apesar de, dois anos depois, a FBS ter passado a se chamar Confederação Brasileira de Desportos (CBD), a nova instituição não realizou grandes mudanças na camisa do Brasil ao longo dos anos, incluindo apenas alguns detalhes coloridos de tempos em tempos.
Novo uniforme
No entanto, na copa de 50, o Brasil não conseguiu vencer o Uruguai no estádio do Maracanã, fazendo com que a crença de que a camisa branca trazia azar a seleção brasileira fosse intensificada. Assim, foi decidido que a coloração deveria ser alterada.
Para isso, em 1952, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) se uniu ao jornal Correio da Manhã para a criação de um concurso que trouxesse para o uniforme mais da identidade nacional, tendo como regra, o envio de esboços utilizando as quatro cores da bandeira do Brasil.
O vencedor foi Aldyr Garcia Schlle, morador do Rio Grande do Sul que, na época, tinha apenas 19 anos. O jovem desenhista sugeriu que a camisa fosse amarela com detalhes verdes, enquanto as cores azuis e branco poderiam ser usadas nos calções e meiões.
A ideia foi aprovada e logo ganhou força, passando a ser vista em todas as competições internacionais a partir de então, e se tornando símbolo nacional há cerca de 70 anos.
O que significam as cores?
As cores presentes no uniforme e na bandeira do Brasil foram escolhidas na época do Império, onde o verde representava a cor da casa de Bragança (família de Dom Pedro I) e o amarelo a cor da casa de Lorena (pertencente à arquiduquesa dona Leopoldina, esposa de Dom Pedro I).
No entanto, o significado da coloração foi alterado após a Proclamação da República, visto que o verde passou a representar a vasta natureza nacional e o amarelo a riqueza mineral presente nos solos brasileiros.