A origem do Leão Covarde, de 'O Mágico de Oz', apresentada em 'Wicked'
Recreio
Em 'O Mágico de Oz', livro lançado em 1900 pelo autor L. Frank Baum, Dorothy é levada por meio de um ciclone ao mundo extraordinário de Oz, e enquanto tenta voltar para a fazenda em que mora com os avós no Kansas, nos Estados Unidos, acaba conhecendo alguns moradores do lugar, como o Leão Covarde, por exemplo, que a acompanha até o local em que vive o governante local já que esse poderia ajudá-los a conquistar aquilo o que mais desejam.
No caso de Dorothy, a vontade da garota é uma viagem de volta para a Terra, enquanto o leão antropomorfo tem o sonho de ser mais corajoso. Com eles também estão o Espantalho, que precisa de um cérebro e um Homem de Lata sem um coração, que só poderão ter o que querem se se unirem para levar a vassoura da Bruxa Malvada do Oeste ao Mágico de Oz.
Na trama, no entanto, não é revelada nenhuma informação sobre o passado do Leão Covarde e seus amigos de Oz. Detalhes sobre os primórdios da vida do personagem só surgem no prelúdio "Wicked: A História Não Contada Das Bruxas De Oz", escrito por Gregory Maguire em 1995, o qual deu origem ao musical da Broadway "Wicked", que foi adaptado para os cinemas e está em cartaz desde a última quinta-feira, 21, o qual também mostra pela primeira vez um pouco do que aconteceu com o animal antes de se tornar amigo da garota que ganha os icônicos sapatinhos de rubi.
Qual a origem do Leão Covarde?
Em "Wicked", é possível conferir a transformação da amizade de Elphaba e Glinda, as quais terão as diferenças entre elas ressaltadas após uma visita ao Mágico de Oz, visto que é nesse momento que uma conspiração é revelada e as atitudes das duas em relação ao terrível plano trarão consequências que as farão ser conhecidas como a Bruxa Má do Oeste e Bruxa Boa do Norte.
Vale lembrar ainda que as duas se conhecem na Universidade de Shiz, a qual começa a passar por uma transformação logo após a chegada delas. Isso porque, após a demissão do professor cabra Dr. Dillamond (Peter Dinklage), elas começaram a ter aulas com um substituto que decide propagar a nova política de Oz, a qual deseja calar a população animal antropomórfica de Oz.
Para transmitir os ideais de opressão aos animais, o novo professor traz um filhote de leão enjaulado para a aula, a fim de provar que caso eles sejam aprisionados desde jovens, eles não aprenderão a falar. No entanto, Elphaba, que é contra a nova posição de Oz quanto os animais, consegue soltar o leão após acidentalmente colocar todos da sala para dormir.
Não é mostrado o que acontece com o leão após ele ter sido liberto na selva, mas sabe-se que ele cresce e se transforma no Leão Covarde de 'O Mágico de Oz'.
A adaptação de "Wicked" para as telonas foi dividida em duas partes, e duração final está prevista para entrar em cartaz em 21 de novembro de 2025 no Brasil.