Afinal, o que é o Chuseok?
Recreio
Se você é fã de k-pop e cultura sul-coreana, com certeza viu nos últimos dias seus artistas favoritos desejando aos fãs um feliz Chuseok, e que todos aproveitassem bem o feriado comendo comidas gostosas. Mas, você sabe o que significa essa data?
O que é o Chuseok?
O Chuseok (추석) é um dos feriados mais importantes da Coreia do Sul, junto com outras duas datas muito significativas: o Seolnal (Início do Ano Novo Lunar) e o Dano (5º dia do 5º mês lunar). Ele pode ser comparado com o Dia de Ação de Graças comemorado no ocidente, e as celebrações acontecem, seguindo o calendário lunar, sempre no 15º dia do oitavo mês do ano, com duração de três dias.
Nessa festa, é respeitada as tradições mais antigas, além de agradecer pela colheita de outono, reunindo os familiares para reverenciar aqueles que já foram, e comerem pratos típicos do feriado, conforme explicado pelo Centro Cultural Coreano no Brasil.
A data exata da origem do feriado, que costumava ser chamado “Hangawi”, não é conhecida, porém, estudiosos apontam dois momentos importantes que podem ter influenciado. A primeira é relacionada às tradições antigas, quando religiões xamânicas presentes na Coreia costumavam celebrar o período em que a Lua fica mais brilhante com grandes banquetes e uma colheita farta, agradecendo por toda a riqueza que conquistaram e brindando aos ancestrais pelas bençãos.
Já o outro momento, conforme apontado pelo portal KoreaIN, é datado de 2 mil anos atrás, no período em que a Coreia do Sul estava dividida em três reinos: Goguryeo, Baekho e Silla. Segundo o site, um dos primeiros registros de festividades que teriam originado o Chuseok aconteceu durante o reinado do terceiro monarca do reino Silla, chamado Yuri.
O Chuseok conhecido hoje só foi oficialmente estabelecido como feriado no ano de 1949, porém, era celebrado em apenas um dia. A oficialização dos três dias de festa só aconteceu 40 anos depois, em 1989.
Caso você decida ir para a Coreia na época de Chuseok, já saiba que, nos dias do feriado, tudo fica fechado, além do metrô também ter a atividade reduzida. Os únicos estabelecimentos abertos são lojas de conveniência e caixas 24h, e determinados restaurantes de fast food.