Além de 'Avatar': Quais são os filmes com as maiores bilheterias do mundo?
Recreio
Com estreia na última quinta-feira, 15, "Avatar: O Caminho da Água", filme que dará sequência a franquia mais lucrativa de toda a história do cinema produzida pela 20th Century Studios, contará a história da família Sully mais de uma década depois dos acontecimentos do primeiro longa.
Dirigido por James Cameron, o filme lançado em 2009 foi responsável por revolucionar o cinema graças aos seus efeitos especiais extremamente avançados e de tirar o fôlego. Unindo os números da época de estreia, e do relançamento feito na China em março de 2021, “Avatar” ocupa o primeiro lugar na lista de maiores bilheterias da história, com mais de 2,8 bilhões de dólares. No entanto, este número pode ficar ainda maior devido a sua volta aos cinemas prevista para acontecer amanhã, 23 de setembro.
Mas, você sabe quais são os outros filmes que fazem parte da lista de maiores bilheterias do cinema? A gente te conta. Confira!
2º lugar: “Vingadores: Ultimato” (2019), com 2,797 bilhões de dólares
Com apenas cinco dias de lançamento, “Ultimato” conseguiu ultrapassar o número de 1 bilhão de dólares em bilheteria. O filme responsável por finalizar a Fase 3 do MCU conquistou o topo das maiores bilheterias da história após 13 semanas de exibição, no entanto, perdeu o posto após o relançamento de “Avatar” e hoje ocupa a segunda posição.
3º lugar: Titanic (1997), com 2,201 bilhões de dólares
Também dirigido por James Cameron, “Titanic” ocupou o topo da lista de 1997 até 2009, quando “Avatar” foi lançado. Além disso, segundo a Forbes, o filme estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet foi o primeiro longa da história a ultrapassar a marca de um bilhão de dólares em bilheteria mundial. Além disso, o filme também é recordista de indicações ao Oscar, onde concorreu em 14 categorias, levando 11 para casa.
4º lugar: Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força (2015), com 2,069 bilhões de dólares
“O Despertar da Força” foi o primeiro filme da franquia Star Wars a ser lançado sob comando da Disney. O longa dirigido por J.J. Abrams conseguiu arrecadar um bilhão em bilheteria após apenas 12 dias, sendo o terceiro filme mais rápido da história a conquistar o fato. Além disso, a produção também contém a maior arrecadação do universo de Luke Skywalker.
5º lugar: Vingadores: Guerra Infinita (2018), com 2,048 bilhões de dólares
Considerado na época como um dos filmes mais intensos do MCU graças aos seus efeitos visuais impecáveis, “Guerra Infinita” foi o sexto longa da Marvel a conseguir ultrapassar um bilhão em bilheteria, além de ser a maior arrecadação do ano de 2018.
6º lugar: Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021), com 1,832 bilhão de dólares
“Sem Volta Para Casa” foi um dos filmes mais aguardados pelos fãs da Marvel devido aos rumores sobre a presença dos três atores responsáveis por interpretar o Homem-Aranha nas telonas: Tom Holland, Tobey Maguire e Andrew Garfield.
7º lugar: Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015), com 1,67 bilhão de dólares
“O Mundo dos Dinossauros” foi o filme responsável por dar início a nova franquia de Jurassic Park, e é até hoje o que mais arrecadou em bilheteria. O terceiro e último longa da trilogia de Jurassic World, “Jurassic World: Domínio”, tem lançamento marcado para o dia 10 de junho de 2022.
8º lugar: O Rei Leão (2019), com 1,662 bilhão de dólares
O live-action de uma das animações mais clássicas da Disney foi responsável por ser a segunda maior bilheteria de 2019, ficando atrás somente de “Vingadores: Ultimato”. Apesar de sofrer com fortes comparações ao filme original, o longa impressionou a todos com seus efeitos especiais e alta tecnologia.
9º lugar: Os Vingadores (2012), com 1,518 bilhão
O filme de 2012 foi o responsável por apresentar a franquia de “Vingadores” ao cinema mundial, estreando em mais de 4.349 salas de cinema ao redor do mundo, segundo a Forbes. Apenas no Brasil, o filme acumulou aproximadamente 64 milhões de dólares.
10º lugar: Velozes & Furiosos 7 (2015), com 1,515 bilhão de dólares
O sétimo filme da franquia de “Velozes & Furiosos” marcou a despedida do ator Paul Walker, que faleceu em novembro de 2013 e não teve a oportunidade de terminar as gravações do longa. Para não retirá-lo da produção sem maiores explicações, e dar um fim digno ao personagem, a equipe utilizou inúmeras técnicas tecnológicas para inclui-lo, além de contar com a participação de seu irmão, Cody Walker, como uma espécie de dublê.