As Crônicas de Nárnia: Quando se passa cada filme da franquia?
Recreio
Em 1950 surgiu o primeiro dos sete livros de "As Crônicas de Nárnia" escritos por C.S. Lewis, onde Lúcia, Edmundo, Susana e Pedro Pevensie, foram apresentados como as crianças da Terra que descobrem um portal mágico em um guarda-roupa e acabam parando em um lugar fantástico, o qual é habitado por animais falantes e criaturas mitológicas, e é constantemente dominado pelo mal.
A partir de então, o quarteto atravessa o portal sempre que necessário, para que, guiados pelo leão Aslan, consigam ajudar a derrotar reis e rainhas falsos e enfrentar diferentes e perigosas batalhas para que os habitantes de Nárnia possam ter a chance de viver em paz.
A história foi contada também nos cinemas, onde três das obras foram adaptadas pela Walden Media e Disney: “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa” (2005), “Príncipe Caspian” (2008) e “A Viagem do Peregrino da Alvorada” (2010), onde, assim como nas páginas, fica claro que a cada vez que os Pevensie retornam a Nárnia, há um salto temporal diferente, já que há duas linhas do tempo: a de Nárnia e a da Terra.
Como assim?
No livro “O Sobrinho do Mago”, lançado em 1955, é revelada a história que antecede as visitas dos Penvensie à Narnia ao acompanhar Digory Kirke (o dono do guarda-roupa) ainda criança, quem, acompanhado de sua amiga Polly, acaba descobrindo que o universo é composto por vários mundos diferentes que se conectam por um lugar conhecido como “Bosque Entre Mundos”, o qual é repleto de poças de água que funcionam como portais para outros mundos.
Após uma série de eventos, em 1900, Digory e Polly acabam atravessando um dos portais e caem em um reino em que nada existe, até que escutam um canto e veem a presença de um leão, presenciando assim a criação de Nárnia por Aslan, sendo esse o marco zero deste reino.
A partir de então, a cada vez que alguém da Terra volta a Nárnia, é possível notar a discrepância de tempo em que o reino criado por Aslan corre em comparação ao lugar em que vivem os Pevensie.
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa
No filme “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa”, é revelada a chegada dos Pevensie à Nárnia. No local habitado por Aslan, mil anos se passaram desde que Digory viu Nárnia nascer, mas, na linha do tempo da Terra, só se passaram 40 anos.
Os Pevensie então passam 15 anos vivendo em Nárnia, governando como seus reis e rainhas, mas ao retornarem para casa, ainda é 1940 e apenas um momento se passou.
Príncipe Caspian
Um ano depois, na cronologia da Terra, acontecem os eventos de "Príncipe Caspian". Em Nárnia, o retorno dos Pevensie acontece 2300 anos após a criação do reino.
A Viagem do Peregrino da Alvorada
Já em "A Viagem do Peregrino da Alvorada", é 1942 quando Lúcia, Edmundo e Eustáquio retornam a Nárnia, mas, diferente das demais visitas, não havia se passado tanto tempo assim no Reino, apenas alguns anos, impossibilitando definir de forma exata a equivalência de anos de diferença entre o tempo de Nárnia e a Terra, já que o tempo em Nárnia funciona de maneira única.
No entanto, com o livro "A Última Batalha", título que encerra a saga, é possível saber quanto tempo se passou nos dois lugares do começo até o fim da história, já que Nárnia é mostrada 2500 anos depois de sua criação, enquanto na Terra só se passaram 50 anos desde que Digory viu Aslan pela primeira vez.
Dessa forma, como revelado pelo portal Superinteressante, as duas linhas do tempo se formam da seguinte maneira:
NÁRNIA
- Ano 1— Aslan cria Nárnia
- Ano 900 — Após conquistar Nárnia, a Feiticeira Branca decreta o inverno eterno
- Ano 1000 — Os Pevensie chegam à Nárnia, lutam contra a Feiticeira Branca e começam a governar Nárnia
- Ano 1015 — Os Pevensie, já adultos, retornam para casa e descobrem que segundos se passaram desde que atravessaram o guarda-roupa, voltando a ser crianças
- Ano 1998 — Nárnia é invadida e conquistada pelos telmarinos sob comando de Caspian I, que é coroado rei
- Ano 2303 — O Príncipe Caspian é nomeado Rei Caspian X
- Ano 2306 — Caspian X e seus companheiros humanos embarcam em uma viagem até o fim do mundo
- Ano 2325 — Nasce Rilian, filho de Caspian X
- Ano 2345 — Morre a esposa de Caspian X e Rilian é considerado desaparecido
- Ano 2356 — Aslan recruta Eustáquio e Jill para resgatar o Príncipe Rilian
- Ano 2555 — Nárnia chega ao fim
TERRA
- Ano 1900 — Polly e Digory veem Nárnia ser criada
- Ano 1940 — Os irmãos Pevensie descobrem Nárnia
- Ano 1941 — Os Pevensie retornam para Nárnia
- Ano 1942 — Eustáquio é transportado para Nárnia pela primeira vez
- Ano 1942 — Eustáquio volta a Nárnia, agora acompanhado de sua amiga Jill Pole
- Ano 1949 — Acontece um acidente de trem que transforma o destino dos Penvensie