Avatar 2: Por que Spider salvou Quaritch?
Recreio
Com a estreia do mais recente filme de James Cameron, ‘Avatar: O Caminho da Água’, o público pode conhecer novos personagens. Dentre eles está Spider (Jack Champion), o garoto humano que cresceu em Pandora junto as quatro crianças de Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldaña): Lo’Ak (Britain Dalton), Neteyam (Jamie Flatters), Tuk (Trinity Jo-Li Bliss) e a filha adotiva, Kiri (Sigourney Weaver). Relembre o trailer da trama!
Spider é apresentado como filho do Coronel Miles Quaritch (Stephen Lang), o vilão e responsável pelos desastres causados em ‘Avatar’, longa-metragem de 2009. Apesar de Quaritch ter morrido no primeiro filme, sua memória é transferida para o seu Avatar, fazendo com que o gigante azul que o representa desça do céu treze anos depois em busca de vingança.
Já nas cenas finais do filme, Quaritch e Jake Sully lutam debaixo d'água fazendo com que o corpo inconsciente do principal antagonista da trama seja encontrado no fundo do oceano por Spider, seu filho biológico. Apesar de saber quais ameaças que o Coronel Miles trás para a família Sully, Spider salva seu pai biológico – ou pelo menos, a memória dele – do afogamento, causando reações de espanto entre aqueles que acompanharam o filme.
Por que Spider salva Quaritch?
Apesar da surpresa que a atitude de Spider causa entre os telespectadores, a ação dele é condizente com a sua trajetória dentro do filme. Isso porque, o garoto humano é sempre rejeitado por Neytiri, que expressa o quanto não o quer por perto ao deixar o garoto para trás quando o "Povo do Céu" ataca a tribo da selva, ao usá-lo como refém durante o ataque submerso de Quartich e em diversas falas durante a trama, onde ela deixa claro que não confia e não considera Spider como filho.
Além do filme, essas reações nada acolhedoras da habitante da tribo Omaticaya também são vistas no vol. 1 da história em quadrinhos, ‘The High Ground’. Na HQ, Neytiri se refere ao garoto como um gato de rua, além de criticá-lo por diversas vezes, deixar claro em palavras o quanto o despreza e até mesmo mandá-lo ficar longe de Kiri, a filha da Dra. Grace Augustine que ela adotou.
Com isso, as reações de Spider podem ser justificadas, já que o garoto busca por vínculos familiares como os dos Sully. Assim, mesmo que ele tenha sido abandonado, e depois de mais de uma década, levado como prisioneiro por Quaritch em sua jornada para derrotar Jake e Neytiri, o garoto acaba se mantendo aberto para enxergar o lado positivo do pai, vendo pequenos sinais de humanidade e adquirindo uma conexão com o antigo Coronel.
Ainda assim, esse não é o único motivo, já que o jovem que é da terra, mas cresceu em Pandora, apresenta dilemas de identidade ao notar características em sua personalidade que o deixam dividido sobre qual lado ele pertence, ou seja, se ele realmente é um membro do “Povo do Céu”, ou se na verdade ele se identifica mais com os Na’vi e sua rica cultura.
Além disso, o momento em que Spider salva Quaritch também ganhou uma explicação fornecida pelos roteiristas da trama. A dupla, Rick Jaffa e Amanda Silver disse em entrevista à Variety que a ideia foi realmente explorar os sentimentos ambivalentes do personagem.
O filme permite que Spider explore esses sentimentos ambivalentes que ele está tendo e, quero dizer, acho que é bom que o público diga 'Não o salve!'”, diz Silver. “Mas a ideia de que Spider é compelido a resgatar Quaritch é interessante do ponto de vista do personagem”, explica Silver.
Jaffa finaliza a declaração completando a afirmação de Amanda: “É nesse tema pai-filho que mergulhamos tão profundamente - sem trocadilhos”.