Home
Entretenimento
B-sides de k-pop que se tornaram mais populares que as faixas principais
Entretenimento

B-sides de k-pop que se tornaram mais populares que as faixas principais

publisherLogo
Recreio
28/10/2024 21h52
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16383531/original/open-uri20241028-17-15mm8o5?1730153708
©Reprodução/YouTube/TV-People
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na indústria do k-pop, é extremamente comum que, no lançamento de cada álbum, o grupo foque na promoção de apenas um single, conhecido title track, faixa que recebe um clipe especial, e é apresentada nos programas musicais. Enquanto isso, as outras músicas que compõem o disco passam a ser conhecidas como “b-sides”, ou “lado B”, em livre tradução.

Geralmente, por não serem promovidas da mesma forma que a title track, as b-sides se tornam canções que são reconhecidas apenas pelos fãs do grupo ou solista, que realmente escutam o álbum de forma completa do início ao fim. Contudo, já ocorreram diversos casos na indústria onde uma b-side acabou superando a popularidade da title track, fazendo com que muitas pessoas acabem esquecendo qual faixa era o verdadeiro single.

Pensando nisso, a RECREIO separou 5 situações em que a b-side se tornou mais famosa que a title track para você conhecer. Veja!

1. Dolphin — OH MY GIRL

Lançada em 2022, “Dolphin” faz parte do álbum “Nonstop”, do OH MY GIRL, que tinha como title track a faixa que leva o mesmo nome do disco.

Apesar do single ter feito grande sucesso no lançamento, a canção acabou sendo destronada nos charts pela própria b-side, que caiu no gosto do público e viralizou nas redes sociais.


2. Fiction — BEAST

Atualmente conhecido como Highlight, no ano de 2011, o BEAST lançava o álbum “Fiction and Fact”, disco que traz como title track um dos maiores sucessos de sua carreira, “Fiction”.

No entanto, apesar da faixa ter saído vitoriosa em inúmeros programas musicais, nos charts, quem fez sucesso foi a b-side “On Rainy Days”, que se tornou o nono single digital mais vendido na Coreia do Sul naquele ano, enquanto “Fiction” terminou na 16ª posição.


3. Mister — KARA

Em 2009, o KARA lançava o álbum “Revolution”, disco composto por 10 faixas que contava como title track a música “Wanna” — que, hoje em dia, muitos não se recordam ter sido o single principal.

Isso porque a música que realmente fez sucesso, e ajudou a impulsionar o grupo ao estrelato global foi “Mister”, faixa com refrão cativante que conta com a famosa “dança do bumbum”, e que permanece sendo relembrada pelos fãs do k-pop como uma das canções mais memoráveis da segunda geração.


4. Hero — MONSTA X

Você sabia que “Hero”, do MONSTA X, não deveria nem ter sido promovida? Isso porque, em 2015, o boygroup da Starship Entertainment lançou o mini-álbum “Rush”, que contava como title track a faixa que leva o mesmo nome do álbum.

Durante as promoções, o conjunto lançou um clipe especial para a b-side “Hero”, que acabou se tornando um enorme sucesso entre o público, fazendo com que a formação retornasse aos programas musicais apenas para promovê-la — algo que não estava nos planos iniciais. Hoje, o clipe permanece sendo o mais visualizado do MONSTA X, com mais de 136 milhões de views.


5. Fever — ENHYPEN

Marcando seu segundo comeback na carreira, em 2021, o ENHYPEN lançou o álbum “BORDER: CARNIVAL”, composto por seis faixas, com a title track sendo a música “Drunk-Dazed”, produção responsável por dar ao grupo sua primeira vitória em programas musicais.

Mesmo com o sucesso da faixa principal, a b-side que viralizou entre os fãs foi “FEVER”. No Spotify, a canção é a que possui mais streamings no álbum “BORDER: CARNIVAL”, contando com mais de 361 milhões de plays, contra 317 milhões de “Drunk-Dazed”.

Leia também: 5 músicas de k-pop que os integrantes não gostavam, mas fizeram sucesso

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também