Barbie e Ken da vida real: Quem são as pessoas que inspiraram os bonecos?
Recreio
O assunto do momento não poderia ser outro: Barbie! Afinal, a boneca mais famosa do mundo ganhará as telas em sua primeira versão live-action na próxima quinta-feira, 20, onde Margot Robbie se tonou a responsável por dar vida a versão real da personagem.
Mas antes de se tornar a protagonista do filme de Greta Gerwing, Barbie já estrelava filmes animados, aparecia em jogos, fazia parte de itens colecionáveis e principalmente, das brincadeiras infantis, afinal, ela foi lançada como um brinquedo em 1959, após Ruth e Elliot Handler, — dupla que ao lado de Harold Matson, fundaram a fábrica de brinquedos que recebe o nome de Mattel—, criarem a boneca.
A ideia de desenvolver uma boneca com aparência adulta que permita várias trocas de roupa foi inovadora na época e surgiu após Ruth observar sua filha brincar com bonecas de papel — com isso o resultado não poderia ser outro: a garota foi homenageada servindo como nome para o brinquedo, visto que Barbie é o apelido de Barbara Handler.
Além de Barbie, outra pessoa que leva o sobrenome Handler recebeu esse tipo de demonstração de admiração pelos empresários. Isso porque, o filho de Ruth e Elliot, o jovem Kenneth, teve seu nome usado para a criação de Ken em 1962. Assim, apesar de serem um casal na Barbielândia, Ken e Barbie da vida real são, na verdade, irmãos.
Vale lembrar que apesar de terem inspirado os nomes dos bonecos, a semelhança entre Ken e Barbie reais com os brinquedos é finalizada pelos apelidos, conforme revelado pelos filhos da família Handler em rara entrevista concedida ao Los Angeles Times em 1989.
Na conversa Barbara, que na época tinha 47 anos, contou que, apesar de gostar de ir à praia com seus amigos na adolescia, se a boneca se parece com ela “é totalmente coincidência”, visto que é uma característica que pode ser aplicada a muitas pessoas ao redor do globo.
Barbara também afirma estar “cansada de ser a boneca Barbie”. Ela explica que tinha 16 anos quando sua mãe criou a Barbie, e por ser adolescente nunca brincou com a boneca, além de não ter os mesmos desejos que o brinquedo, ou seja, ela nunca sonhou em ter “as melhores roupas ou dirigir os melhores carros”.
Semelhante a Barbara, Kenneth revelou que ele e o boneco que leva seu nome são opostos, afirmando que, enquanto o brinquedo vai “à praia e surfa”, ele “tocava piano e ia ao cinema com legendas”.
“Eu era um nerd – um verdadeiro nerd. Todas as garotas achavam que eu era um idiota”.
Mas, ainda que Barbie e Ken sejam amados há mais 60 anos por crianças, fãs e colecionadores, seus xarás reais parecem não compartilhar da mesma admiração pelos brinquedos criados por seus pais. "É como se ela ficasse na praia e não tivesse um cérebro na cabeça, isso me incomoda. Eu realmente não gosto dela", disse Kenneth sobre a boneca.
Antes da declaração de Kenneth, sua irmã havia destacado que apesar de ser grata pela fortuna que a boneca trouxe a sua família, ela está cansada de ser rotulada como a boneca Barbie “real”, algo que a incomodava ao ponto de fazê-la deixar os locais em que era apontada como o brinquedo da Matel. “Eu costumava ir embora”, disse ela.