Calor, história e cultura: Conheça a região Nordeste
Recreio
A região Nordeste abriga 53 milhões de pessoas, o que corresponde a 28% da população brasileira. Entre as regiões essa é a que possui o terceiro maior território, com 1,5 milhão de quilômetros quadrados. São nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
MUITO TURISMO
O Nordeste é a segunda região que mais produz petróleo em nosso país – tem a maior extração desse óleo mineral em terra. Por outro lado, a agricultura e a pecuária são prejudicadas por causa da quantidade irregular de chuva.
As cidades litorâneas atraem muitas pessoas, o que torna o turismo muito importante para a economia nordestina. Vale destacar o turismo históricocultural, que acontece em cidades que já existiam quando o Brasil era uma colônia de Portugal, como Recife e Olinda, em Pernambuco, e Salvador, na Bahia.
CULTURA DIVERSIFICADA
A literatura de cordel nordestina é um gênero literário famoso pela beleza do texto. Na culinária, os pratos típicos são acarajé, vatapá e carne de sol. Na música, o Nordeste é conhecido por ritmos como axé, forró e frevo.
QUATRO EM UMA
Diferentes características dividem o Nordeste em quatro sub-regiões:
1. MEIO-NORTE: é uma faixa de transição entre a Amazônia e o sertão semiárido do Nordeste. Reúne o Maranhão e o oeste do Piauí.
2. SERTÃO: compreende o centro do Nordeste e está presente em quase todos os estados como uma extensa área de clima semiárido (seco e quente, com chuvas concentradas no verão e no outono).
3. AGRESTE: é uma área de transição entre o sertão semiárido e a zona da mata. Abrange Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia Alagoas e Sergipe.
4. ZONA DA MATA: também conhecida como litoral continental, é uma faixa litorânea de 200 quilômetros de extensão, que vai do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia.
BEM QUENTE!
VEGETAÇÃO: o tipo mais visto por lá é a caatinga, típica do clima semiárido, que predomina no sertão – só não marca presença no Maranhão, caracterizado por vegetação da Floresta Amazônica.
CLIMA: acontece de tudo! Há o tropical úmido ou litorâneo (verão quente e úmido, comtermômetros entre 25 e 31 graus Celsius); o tropical semiárido (baixa umidade e temperaturas médias entre de 27 e 31 graus Celsius); tropical (verão quente e inverno seco); e equatorial úmido (temperaturas elevadas com grande quantidade de chuva na maior parte do ano).
HIDROGRAFIA (conjunto de mares, rios e lagos): as bacias hidrográficas dessa região correspondem a apenas 18% do total das bacias brasileiras. Uma das principais é a Bacia do São Francisco, formada pelo rio São Francisco e afluentes (rios que deságuam em outros rios).