Como o ano novo é comemorado em outros países?
Recreio
Já parou para pensar em como os outros países comemoram a virada do ano? Alguns lugares têm costumes bem diferentes dos nossos! Olhe só:
Escócia
A Escócia tem uma tradição que vem desse passado distante. Na cidade de Edimburgo, eles comemoram o Hogmanay (como é chamado a data lá) com queimas de fogos e procissão de tochas. Algumas pessoas saem fantasiadas de vikings.
Chile
Na cidade chilena de Talca, as pessoas se reúnem para o novo ano em um cemitério. Sabe por quê? Tudo para festejar o momento junto aos parentes que já morreram.
Alemanha
Símbolo de boa sorte e fartura na Alemanha, o porco é a estrela das comemorações de ano novo por lá: a carne dele está presente no banquete, como um dos pratos principais. Ele também aparece na decoração do ambiente, com porcos em miniatura feitos de massa doce!
Holanda
A Europa tem mais costumes diferentes! Na Holanda, em locais públicos, são acesas fogueiras para queimar árvores de Natal! Além isso, algumas pessoas se organizam para dar um mergulho em lagos e canais — apesar as temperaturas baixas dessa época do ano por lá. E tudo isso passa na TV!
Áustria
À meia-noite, na Áustria, muita gente joga chumbo derretido numa tigela com água. Diz a crença que algumas figuras se formam com significados: a bola é sinal de boa sorte, uma âncora significa que a pessoa precisará de ajuda no ano seguinte e uma cruz pode revelar a morte!
Dinamarca
Na Dinamarca rola um costume bem estranho: a simpatia no momento em que o relógio marca meia-noite é subir e pular de uma cadeira para espantar os maus espíritos! E não para por aí: eles também quebram pratos na porta das casas de amigos — o ato demonstra lealdade. Quanto mais cacos em frente da residência, mais amigos o morador tem.
Camboja
Você sabia que o ano-novo no Camboja é comemorado em abril? A festança dura três dias e as crianças, para demostrar respeito aos mais velhos e obter bênçãos, lavam os pés de seus pais e avós! Além disso, borrifam água no rosto uns dos outros durante a manhã e, à noite, nos pés.